Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
A Avenida Inajar de Souza liga o Bairro do Limão com a Freguesia do Ó


Mais de 10 quilômetros quadrados, 49 bairros e uma população de aproximadamente 144 mil habitantes. Assim é a Freguesia do Ó, um dos distritos mais antigos da capital paulista. As árvores centenárias, as construções antigas no alto e o jeitão de interior lembram a época em que os bandeirantes faziam expedições rumo ao interior. Foi em 1580 que o português Manoel Preto construiu a sede de sua fazenda próxima ao rio Tietê. Com o passar dos anos a região se desenvolveu, mas sem perder essas características. Os italianos chegaram co começo do século XX.

Nesta mesma época o Bairro do Limão era apenas um terreno ocupado por sítios e chácaras, que começou a ser habitado pelos antigos moradores da Freguesia. Segundo as lendas populares, na divisa entre os dois bairros foi encontrado um pé de limão bravo, daí surgiu o nome do local. No final dos anos 30, toda essa região se tornou refúgio de militantes políticos, por causa do difícil acesso (ainda não existiam pontes sobre o Rio Tietê), que se reuniam por ali contra o Estado Novo.

Onde passear

Como toda cidade de interior, as praças são as grandes atrações nesta região de São Paulo, principalmente o Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Por ali acontecem as tradicionais festas do Divino (abril), Assentamento da Cruz (maio) e a de Nossa Senhora do Ó (agosto). Além disso, o local abriga a Casa de Cultura Salvador Ligabue, que tem uma grande programação cultural. Se o assunto é o santo casamenteiro, na Paróquia Santo Antônio do Limão é possível fazer a oração para os namorados e oração para obtenção de graças.

Para as crianças a diversão é garantida no Play Paintball, que é equipado com obstáculos infláveis, os Sup´Air Ball, iguais aos usados nos maiores campeonatos de paintball do mundo. Para a diversão da família, o Centro de Tradições Nordestinas recebe diversos shows, além de possuir 32 quiosques que vendem a comida típica do nordeste brasileiro.

Onde comer

Falando em comida, a Freguesia e o Limão têm uma grande variedade de bares e restaurantes que servem desde a culinária brasileira, como o Amigos do Picuí, que é famoso pelas porções generosas e diversas receitas com carne de sol, ou o Empório Nordestino com seu feijão-verde, purê de mandioca e paçoca. Para quem gosta de espaço grande ou um almoço debaixo de uma árvore de jabuticaba, no Ó Jatobá são três ambientes e um cardápio recheado de comida brasileira.

O sul do país também está representado na região. O Boi 1000 oferece mais de 20 tipos de cortes de carne no sistema de rodízio de churrasco. Se a preferência for uma comida mais leve, no Kabak é possível encontrar os diversos pratos da culinária japonesa.

Onde comprar

A região não oferece muito comércio. As ruas com maior movimento são a Avenida Itaberaba, na Freguesia do Ó, e a Avenida Deputado Emílio Carlos, no Limão. Geralmente quem mora neste pedaço de São Paulo acaba indo para Santana fazer suas compras, já que, por ali existem diversas lojas de roupas, mini shoppings, magazines e serviços.

Confira os serviços que a Freguesia do Ó possui!

Confira os serviços que o Bairro do Limão possui!

Atualizado em 6 Set 2011.