Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Frutas da estação

Caqui, morango, manga e goiaba vermelha são frutas típicas do outono.

Foto: Gettyimages


O outono é uma ótima época para o cultivo das frutas, devido as suas temperaturas medianas. É nesse período que elas ficam mais variadas e dependendo da fruta, mais barata. Mas, com a evolução da biotecnologia usada na agricultura, perdeu-se um pouco do consumo de determinadas frutas em épocas distintas do ano.

Originalmente, há certos frutos que são procedentes do outono, de acordo com a médica ortomolecular e nutróloga Liliane Oppermann. O caqui, por exemplo, é uma fruta que nesse período é facilmente encontrada nas feiras e supermercados com o preço mais reduzido e é uma boa opção de sobremesa. Ela é rica em vitamina A e importante para a cicatrização da pele. O caqui ainda apresenta em suas propriedades a vitamina C, que auxilia na formação de colágeno e firmeza da pele, e vitaminas do Complexo B, que ajudam na produção de energia e imunidade.

O morango também é uma fruta facilmente encontrada no outono e inverno. Apresenta flavonóides entre suas propriedades, que é antioxidante e contribui para a diminuição da oxidação e degeneração celular. A fruta ainda possui fibras e poucas calorias, ideal para quem está de dieta. "O morango é ótimo para uma sobremesa hipocalórica, mas não vale colocar chantilly", ressalta a nutóloga. Ela ainda sugere que a fruta é um ingrediente perfeito para ser usado em saladas. Como sugestão, Liliane fala que a combinação de alface americana, repolho roxo, morangos e uvas, regados com molho de iogurte fica maravilhosa.

A manga é rica em vitamina A e, assim como o caqui, apresenta substâncias excelentes para o bom funcionamento do intestino. Se bem lavadas e higienizadas (na solução de 1 colher de sopa para 1 litro de água filtrada), as mangas do tipo Haden ou Rosa podem ser consumidas com a casca para aproveitar todos os seus nutrientes.

A goiaba vermelha também é típica do outono e contém mais vitamina C do que a laranja, se consumida com a casca. Nela há um componente preventivo contra o câncer de próstata, o licopeno. Esse ingrediente também é encontrado no tomate, que do tipo tomate-caqui também é uma fruta da estação. 

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo