Guia da Semana

Com temperatura variando entre 5ºC a 15ºC, as cidades do Interior oferecem muitos atrativos nessa época do ano para quem quer fugir do tradicional programa de índio nos shoppings ou do já manjado trio de inverno: cinema, pipoca e sofá, dentro de casa. Com atividades para todas as idades, basta coragem para o turista ter uma vista panorâmica em um passeio de balão, fingir que está nos Alpes Suíços descendo de esqui ou até pegar as corredeiras em um bote.

Os aventureiros urbanos não pensam duas vezes antes de colocar o pé na estrada em busca de natureza e adrenalina, em viagens de até 3 horas de percurso (partindo da capital paulistana). Selecionamos o que há de melhor nessas cidades e colocamos à sua disposição. Confira:


Brotas

Foto: site oficial/ H2omem


Considerada a capital dos esportes de aventura, Brotas conservou seu ambiente e apostou no turismo sustentável para atrair o público. Localizado na região central de São Paulo e a 242 quilômetros da capital, a cidade é repleta de cachoeiras, corredeiras e trilhas, para com rafting, canoagem, bóia-cross, duck, canyoning, rapel, tirolesa, arvorismo e trekking. Como os espaços estão dentro de propriedades particulares, são abertos à visitação mediante a pagamento de ingresso. Para aproveitar melhor as atividades, recomenda-se a contratação do serviço de empresas credenciadas.

Serviço:
Empresa H2omem
Telefone: (14) 3653-6241


São Roque

Foto: divulgação/ Ski Mountain Park


Apesar de ser chamada de Terra do Vinho, não é só com esse atrativo que o município conta. Enquanto o centro dispõe de uma boa infra-estrutura para receber o turista, as regiões mais periféricas desfrutam de trechos de caminhada. Mas, o diferencial de São Roque é o Ski Moutain Park, onde pistas de ski e mountain bike oferecem lazer para todas as idades. Durante a Estação de Inverno serão realizadas competições esportivas e uma exposição mostra todo processo de fabricação do chocolate, com direito à degustação de diversos formatos e recheios.

Serviço:
Ski Mountain Park
Telefone: (11) 4712-3299


Campos do Jordão

Foto: divulgação/ Altus Turismo Ecológico


A região montanhosa e fria da Suíça brasileira tem mais de cem trilhas espalhadas. Nos picos mais altos, o rapel é o preferido, enquanto as águas convidam os mais corajosos para um mergulho de banho frio. Além disso, o montanhismo pode ser praticado no Horto e na Pedra do Baú, enquanto o cachoeirismo é uma opção para sentir a adrenalina nas quedas frias. Os passeios de cavalgada podem ser alugados em praticamente todos os pontos da cidade.

Serviço:
Altus Turismo Ecológico
Telefone: (12) 3663-4122


Piracicaba

Foto: divulgação/ AirBrasil Balonismo


Para quem não tem medo de altura e procura uma aventura digna de um filme de Hollywood, o voo de balão aparece como uma atividade mais inusitada. Por R$ 300,00 por pessoa, a empresa AirBrasil promove esses passeios - que pode ter até 16 ocupantes. A decolagem ocorre dentro da cidade, proporcionando a visão panorâmica entre ela e as montanhas em volta. A aventura tem duração média de uma hora, e as correntes de ar que determinam o percurso. O pouso é acompanhado de um lanche e brinde com champanhe.

Serviço:
AirBrasil Balonismo
Telefone: (11) 2626-1323/ (19) 3434-6438


Socorro

Foto: site oficial/ Empresa Rios de Aventura


O relevo montanhoso com várias corredeiras faz da estância um grande potencial para a prática de ecoturismo. Situado há 132 quilômetros de São Paulo, oferece atividades aquáticas, terrestres e aéreas, como canoagem, rafting, water trekking, paintball, cavalgada, arvorismo e voo livre. Por mês, mais de mil pessoas passam por Socorro em busca de emoção e lazer, em uma das principais cidades do Circuito Nacional dos Esportes de Aventura.

Serviço:
Empresa Rios de Aventura
Telefone: (19) 3895-6255

Atualizado em 6 Set 2011.