Guia da Semana

Divulgação: FIG

O palco da 20ª FIG, em 2010

21º FIG
A edição conta com mais de 250 atrações, num panorama das manifestações artítiscas nacionais de 14 a 23 de julho. A noite de abertura contará com o show de Alceu Valença e Geraldo Azevedo no palco Guadalaraja. Além desse, outros três espaços são totalmente voltados para a música, que contará com apresentações de Gal Costa, Otto, Frejat, Bebel Gilberto, Marina Lima, Elba Ramalho, Seu Jorge, Beth Carvalho, Siba, Mundo Livre, Nação Zumbi, Marcelo Camelo, Tribo de Jah, Tulipa Ruiz, entre outros. Dois grandes palcos livres são dedicados ao teatro, dança, bonecos e demais manifestações culturais. A Academia de Letras, o Casarão dos Pontos de Cultura e a Galeria Galpão também contarão com oficinas, exposições visuais, saraus literários e mostra de cinema e o Caminhão de Cultura vai percorrer nove bairros da cidade.

Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti
A antiga estação ferroviária foi erguida no século 19. Construída nos moldes da arquitetura inglesa, sua fachada tem três portas e quatro janelas, todas com treliças no alto e protegidas por meia grade de ferro batido, que chama a atenção como uma das mais belas e bem conservadas da cidade. Transformada em centro cultural em 1979, abriga o Museu de Arte Didática, a Sala de Memória Iconográfica, a Casa do Artesão e a Galeria de Artes Plásticas de Garanhuns, a Sala da História da Imprensa, além de um teatro. Comumente, é a sede do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Cristo do Magano
O mirante, em forma de fortaleza e instalado numa das sete colinas da cidade - a de Magano - fica a 1.030 metros de altitude e é pontuado por uma estátua de Cristo cruxificado, esculpida pelo artista plástico Renato Pantaleão em 1954. A localidade oferece uma das mais belas vistas da cidade de Garanhuns. Desde abril, encontra-se em processo de revitalização. Outro mirante que vale a visita é o Monumento do Ipiranga, conhecido como "pirulito".

Parque Ruber Van Der Linder
Destino certo para quem deseja estar em contato direto com a natureza, observar flores raras como bromélias, ou fazer piqueniques. O parque foi instalado na antiga área da companhia elétrica, bem no centro da cidade, e homenageia seu organizador e fundador. Conta com a instalação de entrada, com colunas de alvenaria imitando uma construção romana, lago artificial, coreto e o busto do construtor do parque. Nas imediações, há lanchonetes, padarias e locais para refeições.









Atualizado em 6 Set 2011.