Guia da Semana



Famoso pelos bares e também pela feirinha de artesanato que acontece nas manhãs de domingo, o Largo da Ordem reúne diferentes construções importantes do século 18, que hoje são utilizadas como espaços culturais. Além disso, o largo abriga uma das construções mais recentes e modernas da cidade, o Memorial de Curitiba.

Confira quais são esses locais e o que eles oferecem.

Casa Romário Martins
Idealizada pelo arquiteto Cyro Corrêa Lyra em 1973, a casa é uma das construções mais antigas da cidade. O local abriga exposições de artistas paranaenses e é vinculado à Fundação Cultural de Curitiba.

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas

Construída em 1737, a igreja já passou por três processos de restauração, que acabaram modificando a construção de seus traços arquitetônicos originais. A igreja foi tombada como patrimônio histórico em 1965, e o Museu de Arte Sacra foi construído como anexo em 1981.

Casa Vermelha
Inaugurada como Espaço Cultural pela Prefeitura em 1993, a construção já abrigou outros tipos de empreendimentos, como a firma Burmester, Thon e Companhia, a sede da União Comercial e comércio atacadista. Administrada pela Fundação Cultural de Curitiba, o espaço abriga a Livraria Dario Vellozo, a Feira do Poeta e um teatro.

Memorial de Curitiba (foto)
Inaugurado em 1996, o espaço é dedicado à memória, às artes e à cultura da cidade. No local, o público pode assistir a apresentações cênicas e musicais, ver exposições de arte, assistir a palestras ou participar de cursos sobre arte e cultura.

Foto: Alice Rodrigues

Atualizado em 6 Set 2011.