Guia da Semana




Conhecida internacionalmente pelas belezas naturais, Ilha Grande é o paraíso para quem quer passar algum tempo em um local calmo, cheio de reservas biológicas e mais de cem praias. Com clima médio de 25 graus, e 200dias de sol por ano, fica fácil praticar esportes como surf e mergulho.

Há 500 anos, quando a ilha foi "descoberta", as terras faziam parte da nação dos índios Tamoios, que já a chamavam de ilha grande pelo seu tamanho e biodiversidade. Hoje, o local é dividido em dois parques: o Estadual da Ilha Grande e o Marinho do Aventureiro.Neles, o turista consegue entrar em contato com a fauna e a flora da região. São 16 trilhas que estão sinalizadas com informações de tempo,distância e atrativos. Os principais pontos de partida ficam nas praias de Abraão e Araçatiba.

Por falar nisso, é caminhando ou pedalando que o turista consegue chegar as aldeias de pescadores. A principal área urbana de Ilha Grande é a Vila do Abraão, que tem por volta de 3 mil habitantes e onde está a maioria dos restaurantes que servem o prato típico da região: peixe com banana. Não pense que você pode encontrar agito. Como a ilha é um local para o turismo ecológico, as casas noturnas e a música alta não têm vez por ali.


A ilha é uma boa opção para quem procura sossego em meio à Natureza

No começo da manhã, a melhor opção (e a mais procurada) é o passeio de escuna, que leva o visitante às praias mais distantes e com atrativos naturais e culturais, como a de Palmas, um dos points da ilha no verão. Por ser movimentada durante o dia e com muito sossego à noite, o local é procurado também por campistas. Inclusive, em matéria de hospedagem, Ilha Grande oferece muita diversidade. São pousadas simples, de alto padrão e casas de veraneio que são alugadas aos turistas.

Entre novembro e maio a melhor opção deatividade é o snorkel. No começo da tarde o mar é bastante calmo e avisibilidade chega a 15 metros. O mergulho é praticamente obrigatórioem Ilha Grande, que guarda uma das maiores concentrações de naufrágiosdo mundo, além da beleza dos peixes, corais e cavernas de até 20 metrosde altura.

Durante todo o ano o esporte maispraticado na ilha é o surfe. Por ser considerada uma área de ondasclássicas, diversos campeonatos acontecem nas praias Lopes Mendes,Aventureiro e Santo Antônio.

Onde ficar:

Camping Raio de Sol
Rua Amâncio Felíciode Souza, s/n
Telefone: (24) 3361-5744

Pousada Cruzoé
Praia Grande deAraçatiba
Telefone: (24) 3367-4011

Pousada Refúgio do Capitão
Rua Beira Mar, 62
Telefone: (24) 3367-4040

Atualizado em 6 Set 2011.