Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Guardiões da história

O Guia da Semana fez um tour pelos museus mais visitados para deixar você por dentro da cultura mundial.

Telas, esculturas, livros e até múmias. O filme Uma Noite no Museu 2 - em cartaz nos cinemas de todo o país - traz esse universo imaginário à tona e instiga os apaixonados por história e arte. A palavra museu tem origem grega e significa templo das musas, e já era usado em Alexandria, por volta do século III a.C., para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências. Os museus modernos foram criados no século XVII, a partir de doações de coleções particulares onde, até hoje, é possível ver de perto pedaços de toda a história da humanidade.

Dentre tantos espalhados pelo mundo, separamos os mais cobiçados e que arrastam milhões de visitantes todos os anos. Confira e bom aprendizado!

O queridinho

Foto: Sxc

Louvre, é o museu mais visitado do mundo

Ele é considerado um dos museus mais famosos do mundo. No seu acervo, estão obras como Monalisa, de Leonardo Da Vinci, e Vênus de Milo, de cerca de 130 a.C. Sem falar nas enormes coleções egípcias, grego-romanas, artes decorativas e obras de grandes pintores como Rembrandt, Michelangelo e Goya. Essas são algumas razões para o Museu do Louvre ter recebido mais de 8,5 milhões de visitantes só em 2007.

Instalado no Palácio do Louvre, no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, foi o primeiro museu público criado pelo Governo Revolucionário, em 1793, com coleções acessíveis a todos. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico). A entrada para visitar o acervo permanente custa em média 10,00 euros, mas é gratuito para menores de 18 anos.

Chá das cinco

Foto: Sxc

British Museum recebe mais de 5 milhões de visitantes por ano

Fundado em 7 de julho de 1753 em Londres, British Museum atrai cerca de 5,9 milhões de visitantes por ano. O espaço abriga mais de 7 milhões de objetos de todos os continentes, ilustrando e documentando a história da cultura humana, desde os primórdios até o presente. Muitos dos artefatos da coleção estão armazenados nos depósitos situados nos porões do museu, por conta da falta de espaço para mostrá-los. Destaque para a Pedra da Roseta, chave para entender hieróglifos egípcios. Também tem uma coleção de múmias, como o Homem de Lindow, encontrado no noroeste de Inglaterra.

O museu tem entrada gratuita, exceto no caso de algumas exposições temporárias especiais. Ele também conta com serviço educativo, responsável por apresentações didáticas da coleção para escolas, famílias e adultos.

Tio Sam

Foto: Sxc

Fica em Washington o maioo museu do EUA

O maior museu dos Estados Unidos, o National Gallery of Art, que fica em Washington, recebe cerca de 4,96 milhões de visitantes por ano. Tem uma coleção de 116 mil pinturas, desenhos, fotografias, esculturas e outras obras de arte produzidas no Ocidente.

Fundad

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo