Guia da Semana

O que faz alguém sair de casa, à tarde, na véspera da virada do ano? Comprar gelo para o champanhe? Tempero para o tender? Vários motivos, menos correr. Se você pensa assim, certamente não entende as razões das 20 mil pessoas inscritas na 84ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que todos os anos, no dia 31 de dezembro, se reúnem para participar da mais conhecida prova de rua do Brasil.

Origem francesa

A grande festa tem largada e chegada na Avenida Paulista, passando por locais da Zona Oeste e do Centro da cidade. O inventor da prova foi o famoso empresário Cásper Líbero, que buscou inspiração em uma tradição noturna da França - antigamente a corrida era disputada à meia-noite do réveillon, com os atletas competindo em um cenário composto por fogos de artifício ao fundo.

Em 1945, a organização começou a convidar atletas estrangeiros, para dar mais visibilidade ao evento. Em 1989, a disputa masculina passou a ser realizada às 17h, enquanto a feminina ocorria às 15h15. Hoje, por causa das reclamações das mulheres sobre o forte sol do horário, a largada da elite passou para 16h30, enquanto a dos homens fica para 16h45. A diferença de 15 minutos é planejada para que os vencedores das duas categorias estejam juntos na reta final.

Para quem corre

Para quem já fez a inscrição, é importante prestar atenção em alguns pontos, que podem ajudar a completar os 15 km de forma saudável e melhorar sua performance. Começando pelo dia anterior, quando é necessário o descansar o corpo totalmente. Além disso, deve-se evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, priorizando carboidratos, saladas, frutas e muita água.

Já no dia da prova, é importante almoçar no máximo até às 14h, para não se sentir pesado durante o trajeto. A alimentação deve ser leve. Depois do horário, coma no máximo uma banana e, mais perto da largada, meia maçã com casca, para evitar problemas intestinais. O tênis deve ser usado, já "amaciado", para evitar bolhas, com dois nós no cadarço. A organização aconselha aos competidores chegar no local com uma hora de antecedência.

O aquecimento deve ser realizado com um trote leve, de cerca de trinta minutos. Após dada a largada, hidratação constante é fundamental. Um plano de estratégia traçado anteriormente também pode ajudar bastante, como explica o professor de educação física Renato Porto. "O ritmo deve ser menor no começo da prova, na descida da Consolação, até o km 3, senão o cansaço já aparece no Minhocão (km 5). Guarde forças também para a subida da Líbero Badaró. A passada pode ser mais aberta no trecho plano da Avenida Rio Branco. Já na Brigadeiro, administre o ritmo na ladeira, pois ela é bastante longa".

Para quem assiste

Não há restrição de local para assistir a São Silvestre nas ruas. Nos trechos de maior concentração, como Paulista, Consolação e Brigadeiro, há interdição total do fluxo de pedestres, com grades que impedem o cruzamento das vias. Como em muitas ruas o fluxo de carros fica proibido, o ideal é chegar de metrô, desembarcando na estação Trianon-Masp. Veja o começo da prova na Consolação e depois siga até a Brigadeiro para ver a chegada.

Prepare-se para a próxima

As inscrições deste ano já estão encerradas. Mas para quem pensa em participar da próxima, é melhor decidir com meses de antecedência, por dois motivos: preparação e preço. Para iniciantes, é necessário possuir uma base mínima de corrida. O tempo de treino médio, específico para a São Silvestre, dura de três a quatro meses, tanto para quem quer apenas terminar a prova, como para quem busca uma melhora de tempo.

O preço também muda bastante, de acordo com a proximidade da corrida. Neste ano, as inscrições até 10 de agosto, por exemplo, custavam R$ 65,00. Em 30 de novembro, último dia para inscrições, o valor já era de R$ 80,00. A importância da antecedência, além do preço, tem outra razão, que pode deixar você de fora da próxima corrida: o risco da lotação das vagas antes da data prevista, caso elas atinjam o limite de 20 mil participantes.

Atualizado em 16 Dez 2012.