Guia da Semana

Mapas e fotos são fundamentais para todo viajante conseguir localizar-se por conta própria dentro da cidade-destino, seja ele um explorador nato ou do tipo mais tranquilo. Boas dicas e indicações também, apontando o melhor de museus, lojas e programas preferidos dos moradores da cidade.


Uma das páginas, que traz a mapa completo da cidade

Apresentar essas referências para o leitor é o que deseja a coleção Guia Visual de Bolso. Editado pela PubliFolha, os livros possuem estrutura similar, entre 64 e 85 páginas, valorizando aspectos visuais com informação sintética e precisa. Os primeiros capítulos apresentam uma geral do destino, dando datas históricas e particularidades. Depois, o espaço é dissecado área a área, com um capítulo para cada região.

No caso de Melbourne, uma das maiores e mais importantes cidades australianas, a publicação traz capitulos sobre o centro, Docklands, Southbank, Inner City Areas, o entorno, entre outras. Cada capítulo é aberto com um mapa detalhado da região, com pontos identificados.

Na sequência, as informações sobre os museus, parques, lojas e construções mais importantes. Ao final, os melhores são destacados no box Sugestões. Ao final da edição, os capitúlos de Informações úteis, que explicam como funciona os transportes públicos e taxis e o Manual de Sobrevivência, com frases e expressões mais usuais na cidade, além de lugares para se trocar moedas, cartões de crédito mais usados, embaixadas, serviços de comunicação e os principais telefones emergenciais.

A série já abordou 14 cidades, como Praga, Vancouver, Sydney, Veneza, Madri, Berlim, Toronto, entre outras. Além de Melbourne, os últimos lançamentos trazem Edimburgo, na Escócia, e Sevilla, capital da região da Andaluia, Espanha. E o melhor: como é uma edição de bolso, dá para carregar em qualquer lugar.

Guia Visual de Bolso - Melbourne
Editora: Publifolha
Preço : R$ 21,90
Onde encontrar: livrarias da Travessa e Argumento , no Rio de Janeiro, e na Cultura e Livraria da Vila, em São Paulo.

Atualizado em 6 Set 2011.