Guia da Semana

Por Humberto Baraldi




Obras, peças de arte, curiosidades e até partes do corpo humano. Tudo isso e muito mais você encontra nos museus da cidade de São Paulo. Aproveite o Dia Internacional do Museu (18) para fazer uma visita a estes lugares que são fonte de conhecimento. E o melhor, hoje, muitos vão liberar a catraca para o público.

Dentre eles, vale a pena dar uma passada no MAC-USP Ibirapuera. Além de dar uma volta pelo parque, as pessoas podem apreciar gratuitamente algumas obras expostas no local.

Já no Museu de Arte Sacra, os apreciadores poderão conferir mais de 4 mil obras entre retábulos, oratórios, objetos litúrgicos e livros do século 16.

Após observar as peças deste local sagrado, atravesse a Avenida Tiradentes para chegar a Pinacoteca do Estado. Lá, estão reunidas mais de 800 trabalhos de artistas brasileiros, os destaques vão para a mostra de Henry Moore e Wesley Duke Lee.

Outra dica é o Museu da Imagem e do Som. Nele, as pessoas podem se interar sobre cinema, fotografia, vídeo, som, televisão, artes gráficas e novas mídias.

Na Avenida Brigadeiro Faria Lima, você encontra o Museu da Casa Brasileira, antiga residência do casal Fábio Silva Prado e Renata Crespi da Silva Prado. E na USP, tem ainda o Museu da Anatomia Humana.

Para as crianças, o Museu da Educação e do Brinquedo expõe um carro de boi do início do século 20, um fogão a carvão da década de 30, um rádio de madeira dos anos 40, um moedor de carne de 1950, entre outros itens que já fizeram a alegria da garotada.

Atualizado em 6 Set 2011.