Guia da Semana

Com o final da Segunda Guerra Mundial o Brasil foi um dos poucos países que abriram as portas para a imigração coletiva. Da Holanda vieram inúmeros agricultores que, cooperados, fundaram a cidade que hoje possui a maior produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Em 1998 Holambra ganhou o título de Estância Turística. Também pudera, a arquitetura holandesa conservada, as lagoas e a mistura de cidade badalada a noite e calma durante o dia convidam o visitante ao descanso e a diversão. São inúmeros hotéis, restaurantes e bares, além da bela paisagem e clima bucólico.

Pontos turísticos

Ao chegar na cidade o Portal Turístico convida o público a conhecer melhor as tradições holandesas. O local oferece o FotoTur, foto dos visitantes com vestimentas típicas, gratuitamente. Esse mergulho na cultura continua com a visita ao Moinho Holandês de Holambra. Com seus 38 metros de altura, a construção se transformou no maior moinho da América Latina.

Para as famílias com crianças, um dos locais mais frequentados é o Parque Lindenhof. Com muito verde e animais em campo, a mini fazenda abriga plantas e flores em produção, músicas típicas ao vivo e passeio turístico com trenzinho. E, se você é daqueles que não gosta muito de andar, mas adora conhecer os pontos turísticos, uma boa saída é a cavalgada. O passeio leva o visitante pela cidade até as estufas de flores e termina com um belo almoço.

Onde comer

Falando em comida, a culinária holandesa não poderia faltar na cidade que respira essa cultura. Base na cozinha de toda casa típica, a batata está presente na maioria dos pratos servidos no The Old Dutch ou ao Warong. Prefere a gastronomia brasileira? Vá ao Clube Holambra ou ao Vila de São Paulo. Os peixes e a carne também têm vez na cidade, em restaurantes como Lago do Holandês.

As pizzas e comidas caseiras estão no Restaurante Madurodam e no Dr. Pizza. Não esqueça de passar em alguma confeitaria e provar os doces típicos da terra dos moinhos. Algumas opções podem ser encontradas na Confeitaria Martin Holandesa e na Zoet en Zout. Para os amantes das noites agitadas, não deixe de passar nas choperias típicas da cidade. Elas ficam cheias de gente e são uma boa pedida para a diversão: Vila de São Paulo e Casa Bela Café.

Onde comprar

Artesanato e flores são os principais objetos de desejo quando o assunto é comprar em Holambra. Com sua enorme diversidade de plantas, fica até difícil escolher. Entre setembro e agosto acontece a Expoflora, a principal feira de flores da América Latina. Nessa época é praticamente impossível sair da cidade sem nenhum exemplar.

Mas, durante o ano todo acontecem feirinhas aos fins de semana, inclusive com artesanato, que também pode ser encontrado na forma de souvenir e artigos de decoração na Casa Bela Presentes.

Onde ficar

Hotel Fazenda Duas Marias
Endereço: Rodovia SP-340, km 133,5
Te

Atualizado em 6 Set 2011.