Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Homenagem aos pequenos

Embalados pelas promoções e propaganda, a colunista reafirma o verdadeiro valor dessa data.

Fotos: Getty Images

Desde 1960 comemoramos em 12 de outubro o Dia Das Crianças, ou seja, homenageamos a fase mais importante da vida, a infância. É nessa fase que aprendemos a nos comunicar, degustar, brincar, reconhecer as pessoas a nossa volta, exigir o que queremos e muitas outras coisas que vamos usar por toda nossa vida. Se perguntássemos aos nossos filhos o que representa esse dia para eles, com certeza, a maior parte responderia algo referente a brincar ou ganhar presentes.

A infância deve ser preenchida com atividades e acontecimentos próprios dessa fase da vida. Não é justo para uma criança, que os adultos que vivem ao seu redor não lhe dêem condições dignas para desfrutar de seus direitos humanos, tratando-a como adulto ou mesmo interrompendo sua infância fazendo-a trabalhar enquanto essa tem que aprender e aproveitar.

Queremos comemorar de uma forma saudável e sincera esse dia com nossos filhos, mas de que forma? Não há como negar, o brinquedo faz parte da comemoração desse dia, até porque a publicidade surge com força total nesta época, porém o mais importante é não permitirmos que nossa atenção seja substituída pelo presente, mesmo que o brinquedo deixe a criança hipnotizada temporariamente, pois essa precisa de um olhar, palavras e escuta, enfim, precisa de uma infância para ser criança.

O deputado federal Galdino do Valle Filho foi o primeiro brasileiro a criar um dia que homenageasse as crianças na década de 20, porém a idéia, que foi logo aprovada pelos deputados, não pegou de cara. Apenas na década de 60, quando fábricas de brinquedos e produtos infantis, lançaram a "Semana do bebê Robusto" visando aumentar as vendas, que a data passou a ser comemorada.

O sucesso de vendas foi tamanho que naquele mesmo ano outras empresas do ramo criaram algumas "Semanas das Crianças" com o intuito de aumentar as vendas. No ano seguinte, fabricantes de brinquedos se uniram e "ressuscitaram" o antigo decreto, nomeando o dia 12 de outubro como data oficial para todo o comércio do setor.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU), comemora o dia Universal da Criança em 20 de novembro, data da aprovação da Declaração dos Direitos das crianças.


Quem é a colunista: Fátima Parente de Araújo.
O que faz: médica pediatra
Pecado gastronômico: sandwich.
Melhor lugar do mundo: As praias do Ceará.
Fale com ela: [email protected]



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens