Guia da Semana

Fotos: Getty Images

Desde 1960 comemoramos em 12 de outubro o Dia Das Crianças, ou seja, homenageamos a fase mais importante da vida, a infância. É nessa fase que aprendemos a nos comunicar, degustar, brincar, reconhecer as pessoas a nossa volta, exigir o que queremos e muitas outras coisas que vamos usar por toda nossa vida. Se perguntássemos aos nossos filhos o que representa esse dia para eles, com certeza, a maior parte responderia algo referente a brincar ou ganhar presentes.

A infância deve ser preenchida com atividades e acontecimentos próprios dessa fase da vida. Não é justo para uma criança, que os adultos que vivem ao seu redor não lhe dêem condições dignas para desfrutar de seus direitos humanos, tratando-a como adulto ou mesmo interrompendo sua infância fazendo-a trabalhar enquanto essa tem que aprender e aproveitar.

Queremos comemorar de uma forma saudável e sincera esse dia com nossos filhos, mas de que forma? Não há como negar, o brinquedo faz parte da comemoração desse dia, até porque a publicidade surge com força total nesta época, porém o mais importante é não permitirmos que nossa atenção seja substituída pelo presente, mesmo que o brinquedo deixe a criança hipnotizada temporariamente, pois essa precisa de um olhar, palavras e escuta, enfim, precisa de uma infância para ser criança.

O deputado federal Galdino do Valle Filho foi o primeiro brasileiro a criar um dia que homenageasse as crianças na década de 20, porém a idéia, que foi logo aprovada pelos deputados, não pegou de cara. Apenas na década de 60, quando fábricas de brinquedos e produtos infantis, lançaram a "Semana do bebê Robusto" visando aumentar as vendas, que a data passou a ser comemorada.

O sucesso de vendas foi tamanho que naquele mesmo ano outras empresas do ramo criaram algumas "Semanas das Crianças" com o intuito de aumentar as vendas. No ano seguinte, fabricantes de brinquedos se uniram e "ressuscitaram" o antigo decreto, nomeando o dia 12 de outubro como data oficial para todo o comércio do setor.

Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU), comemora o dia Universal da Criança em 20 de novembro, data da aprovação da Declaração dos Direitos das crianças.


Quem é a colunista: Fátima Parente de Araújo.
O que faz: médica pediatra
Pecado gastronômico: sandwich.
Melhor lugar do mundo: As praias do Ceará.
Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.