Guia da Semana

Foto: Getty Images


Tenho muitos amigos estrangeiros em quem o Brasil exerce grande fascínio. Os mais corajosos já se aventuraram por esta terra; outros, por falta de oportunidade ou mesmo de coragem, ainda estão ensaiando sua vinda. Lembro-me de quando o primeiro casal de amigos resolveu vir ao Brasil.


Logicamente, pediram minha ajuda para escolher onde ficar. Haviam selecionado alguns nomes em várias cidades, mas não sabiam bem a diferença entre hotéis, pousadas e albergues. A dúvida deles era bem fundamentada: como diferenciar estes meios de hospedagem? A comparação mais fácil é entre um albergue e os outros dois tipos de meio de hospedagem. Já a diferença entre um hotel e uma pousada, às vezes, não é muito clara, principalmente para quem não é brasileiro.

Vamos começar pelo mais fácil: o que é um albergue, e o que o difere de um hotel ou pousada. Para começar, um hotel ou pousada oferece apenas quartos privativos, enquanto um albergue também oferece vagas em quartos que podem ter mais de 20 camas. Neles, os dormitórios podem ser pequenos ou grandes, só para mulheres, só para homens e até mistos e, normalmente, o quarto é dividido entre pessoas que não se conhecem. Apesar de muitos albergues também oferecerem quartos privativos, a atmosfera é muito diferente da de um hotel ou pousada. Os albergues têm um clima bem comunitário e os hóspedes, em sua maioria mochileiros, acabam tendo uma convivência bastante intensa, criando amizades e, muitas vezes, seguindo viagem juntos. Muitos têm cozinha equipada, alguns têm máquina de lavar roupa, outros oferecem roupa de cama, muitos têm cybercafés... Enfim, existem albergues dos mais simples aos mais completos. Com relação a preço, eles costumam ter tarifas bastante acessíveis, perfeitas para viajantes low budget.

E a diferença entre pousada e hotel? Para começar, vamos pedir uma ajuda ao Ministério do Turismo. Como o Ministério define um hotel e uma pousada? Vamos lá: "Hotel: Meio de hospedagem com serviço de recepção e de alimentação" (bastante amplo, não?). Vale lembrar que existem vários tipos de hotéis, por exemplo, resorts, hotéis de negócios, hotéis-fazenda, entre outros. "Pousada: Meio de hospedagem de característica arquitetônica predominantemente horizontal, com até três pavimentos, 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação".

Portanto, a primeira diferença está no tamanho e no tipo de edificação. Outro aspecto das pousadas é que elas geralmente "combinam" bem com o local onde estão instaladas. Mas não é só! Há uma diferença quanto ao tipo de administração e serviços. Enquanto os hotéis tendem a ser mais formais em ambos os aspectos, a pousada, normalmente, é mais familiar. Ela costuma ser mais aconchegante e o serviço, bem pessoal. E engana-se quem acha que os hotéis superam as pousadas em termos de preço e qualidade: existem pousadas excelentes, luxuosas (e caras) e péssimas, e o mesmo se aplica aos hotéis. Ambos podem ter de uma a cinco estrelas, dependendo de infraestrutura, serviços e sustentabilidade (existe uma classificação nacional por estrelas).

Mas, na hora de escolher onde ficar, seja em hotel, pousada ou albergue, no final, o critério mais importante deve ser a indicação de quem foi, se hospedou, gostou e recomendou.

Leia a coluna anterior de Cintia Goldenberg:

Como escolher seu hotel

Quem é a colunista: Cíntia Goldenberg.

O que faz: Coordenadora do Curso de Hotelaria da Universidade Estácio em São Paulo.

Pecado Gastronômico: Chocolate e queijos.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, junto da família.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: Sou muito eclética! De Cássia Eller a Barenaked Ladies, passando por CDs infantis dos filhos.

Fale com ela: [email protected].


Atualizado em 6 Set 2011.