Guia da Semana



Em comum, elas têm o ambiente sagrado de culto ao divino e o fato de estarem presentes em quase todas as cidades ocidentais. Fora isso, as igrejas acabam sendo bem diferentes entre si. Com arquiteturas que remetem a determinadas épocas da história, essas construções não param de atrair turistas em diversas partes do mundo. Pensando nisso, o Guia da Semana listou os templos mais visitados em oito capitais.

Para quem estiver em São Paulo, a dica é a famosa Catedral da Sé. Com uma arquitetura neogótica, a construção tem 111 metros de comprimento e foi inaugurada em 1954. Mas só após uma restauração, em 2002, é que ela ganhou o seu formato definitivo. Também em estilo neogótico, a Igreja Nossa Senhora da Consolação começou a ser erguida em 1907. Projetada por Maximiliano Hehl, a obra possui uma torre de 75 metros de altura.

Uma das opções para um tour sacro no Rio de Janeiro é a Catedral Metropolitana. Com 96 metros de altura e 106 de diâmetro, a igreja abriga, em seu subsolo, o Museu de Arte Sacra. Por lá estão expostas peças como o trono de D. Pedro II e a fonte usada para o batismo dos príncipes da Família Real. A Catedral Presbiteriana é outra que merece ser visitada na Cidade Maravilhosa. Fundado em 1862, sob a tutela do reverendo Ashbel Green Simonton, o templo é o primeiro desta religião no país.

Na capital baiana, a Catedral Basílica reúne beleza arquitetônica, história e cultura. Construída no início do século XVII, a obra é o quarto templo do Colégio dos Jesuítas edificado no Brasil. Além disso, a igreja é dedicada a três santos: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier e São Francisco de Borja.

Famosa por ter sido desenhada por Oscar Niemeyer, a Igreja de São Francisco De Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, abriga em seu interior a Via Sacra, de Cândido Portinari. Como se não bastasse, os jardins que cercam a construção, que é um dos cartões postais de BH, levam a assinatura de Burle Marx. Ainda na capital mineira, a Igreja de Lourdes, datada de 1923, chama a atenção por ter sido idealizada a partir dos moldes de um templo de Córdoba, na Argentina. Depois de 35 anos, o Papa Pio XII elevou o prédio à categoria de Basílica.

Assim como grande parte dos prédios da capital federal, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi desenhada por Oscar Niemeyer. Com 40 metros de altura, a igreja nasceu com a ideia de ser um templo ecumênico, mas, em 1970, acabou se tornando católica. Além dela, a dica para quem estiver em Brasília é visitar a Catedral Militar Rainha da Paz, que foi construída em 1991 por conta da vinda do Papa João Paulo II ao Brasil.

Fundada em 1750 por escravos, ex-escravos e alguns homens brancos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é a segunda irmandade mais antiga de Florianópolis. As obras do templo só foram concluídas em 1830. Com formas barrocas, a construção é tombada pelo Estado. A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades, considerada uma das mais elegantes de Floripa, foi erguida em 1756 e restaurada nas últimas duas décadas. Esta obra também é tombada, mas pelo Município.

Em Porto Alegre, a dica é dar uma passada na Igreja Nossa Senhora das Dores, que foi finalizada em 1904. Com arquitetura que mescla os estilos barroco português e germânico, o templo conta com sete imagens que foram trazidas de Portugal em 1871. Já a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes se destaca por ter sido a primeira capela construída em POA. Ela foi destruída por um incêndio em 1910 e reerguida em 1942. Até hoje ela concentra os festejos em honra à santa a qual é dedicada.

Construída por escravos da capital paranaense em 1737, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito era conhecida como Igreja dos Pretos. Em 1931, a edificação teve de ser demolida, quinze anos depois ela foi reconstruída conservando a fachada em azulejos originais da capela antiga.


Atualizado em 6 Set 2011.