Guia da Semana


Este mundo é um circo e eu, no caso, sou uma das palhaças. Não me enquadro no ramo artístico dos profissionais que atuam na lona circense, mas dos otários que pagam impostos, vivem num país governado por Lula e sua corte e tomam multas como esta que me foi notificada na semana passada:

Infração:
"DIRIGIR SEM ATENÇÃO OU CUIDADOS A SEGURANÇA"

Tem foto cometendo a infração? NÃO! Tem explicação do ato cometido? NÃO. Tem o valor do quanto eu devo pagar? NÃO.

O local da infração é a Rua Bom Pastor com a Rua dos Patriotas, no bairro do Ipiranga. Só um detalhe: há dois meses esta rua está interditada, ou seja, ainda que eu quisesse transitar por ela e cometer uma infração propositalmente, não seria possível, porque a rua está FECHADA. Parabéns funcionários da CET, vocês são competentes ao extremo, aplicam multa numa rua onde não pode passar carro.

Bom, de qualquer maneira, devo me redimir, afinal, eu dirijo há pouco tempo, só 14 ANOS, acho que ainda não deu pra aprender. Fala sério, CET!

E tem mais, sempre que um "marronzinho" está presente, a fluidez do trânsito fica atrapalhada, eles não conseguem nem usar um apito e também não sabem o que é lado esquerdo e direito. Eles não sabem nada, não sabem como te ajudar e como fazer o trânsito andar. Só tem uma coisa que eles fazem: aplicar multa.

Esta multa serviu para fortalecer minha certeza de que a presença física dos policiais militares na rua não serve pra nada, nem mesmo pra dar uma canetada em você caso burle as leis do trânsito. Eles mal sabem escrever e não prestam atenção nos erros dos motoristas.

Este cidadão que me multou certamente estava brincando de jogo da velha no bloquinho de anotações, uma vez que não serviu nem para me autuar. Na verdade ele deve ser um amigo imaginário que eu trouxe da minha infância ou um duende das obras cinematográficas de Xuxa Meneghel. Sim, um duende, um E.T., um amigo invisível, até porque numa rua fechada não passam carros, certo?

Ah, eu tenho um corsa viu, ainda que eu quisesse me aventurar pelo pedaço de estrada demolida eu teria que adquirir um veículo 4 x 4! Aliás, daqui um tempo, todos os paulistanos serão obrigados a comprar automóveis resistentes a trilhas, porque a cada chuva que cai na cidade, 1.500 buracos são abertos nas ruas. Tá bom pra você? Para o Kassab deve estar, pois ele demora anos pra fechar.

Eu me recordo quando o Papa veio visitar o Brasil. Sua santidade foi rezar uma missa no Estádio do Pacaembu, e, na ocasião, eu trabalhava ao lado do local.

Dois mil funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atuaram nas atividades de bloqueio, desvio de tráfego e orientação a fim de garantir boas condições de circulação para automóveis e pedestres ao longo da visita do Papa a São Paulo. Vocês não imaginam o caos que foi. Uma confusão de parar todas as ruas que rodeavam a região.

Um marronzinho incomoda muita gente, dois mil marronzinhos é o cúmulo do incômodo. Já sabendo da incompetência dos seus funcionários, a CET disponibilizou um endereço eletrônico à população para esclarecer as dúvidas do trânsito na ocasião, era [email protected]. Bom, pelo menos eles são cientes da incapacidade deles próprios...

Agora o que me emputece mesmo é ter que pagar por isso. Juro, eu não cometi esta infração e para recorrer é um trabalho do cacete, eu não tenho nem tempo pra passar um dia no DETRAN - aquela zona de lugar - para recorrer minha multa imaginária. Eu trabalho, poxa!

Eu pagaria a multa se:

  • Tivesse em excesso de velocidade
  • Desobedecido às ordens emanadas da autoridade competente de trânsito
  • Transitasse na contramão em avenida de movimento
  • Passasse o farol vermelho
  • Ultrapasse um veículo pelo acostamento
  • Avançasse a faixa de pedestres
  • Atropelasse alguém e fugisse sem prestar socorro

    Agora, DIRIGIR SEM ATENÇÃO, isso pra mim não é motivo de multa, quer dizer que o cara olha pra mim e pensa: "Esta aí vive no mundo da lua" , e eu tomo uma multa, é isso, tá correto? A minha infração então é: ter cara de boba!

    Me poupe.

    O DETRAN tem uma divisão chamada Educação de Trânsito, pena que eles não treinam seus contratados. Pena pra mim, que pago o pato, aliás, a multa!

    Quem é a colunista: Denise Molinaro, jornalista

    Pecado gastronômico: mousse de tapioca com sorvete de mixirica, no Santa Gula

    Melhor lugar do Brasil: praia do Pepê, no Rio de Janeiro, em frente a barraca do Sarney!

    Como falar com ela: [email protected]
  • Atualizado em 6 Set 2011.