Guia da Semana

Foto: Getty Images


De acordo com os romanos, no vinho está a verdade, daí a popularização da famosa frase "in vino veritas". Se isso acontece mesmo, depende de cada pessoa, mas a única certeza é que esta bebida desperta não só a verdade, mas o paladar e o interesse de várias pessoas em todos os cantos do mundo desde os primórdios da civilização.

Uma lenda grega, por exemplo, atribui a descoberta da videira a Estáfilo, pastor que, ao procurar uma cabra perdida, a encontrou comendo parreiras. Intrigado, colheu os frutos e levou ao seu patrão Oinos, que deles extraiu um sumo cujo sabor melhor com o tempo. Já na mitologia romana, o nascimento da bebida é atribuído a Saturno e, na Península Ibérica, o responsável é Hércules.

Lendas a parte, o que todos sabemos hoje é que a indústria vinícola se desenvolveu muito e hoje atrai interessados e estudiosos, que buscam inovações e melhores condições de plantio, fermentação e engarrafamento dessa enigmática bebida.

E nada melhor do que se aprofundar nesses conhecimentos do que viajar para as terras que se dedicam noite e dia a fazer dessa bebida um sucesso mundial. Entre eles, está o Chile, uma das mais importantes cidades da América do Sul. Aliás, o país pode se orgulhar de sua produção totalmente natural, devido à terra rochosa, abundante exposição ao sol e carência de chuvas, que transformam os vales em excelentes produtores de uvas.

Visitar as vinícolas chilenas é um programa cada vez mais estruturado para o turista, seja ele especialista ou um mero curioso no assunto. Não há quem não se apaixone pelo roteiro, que não pode deixar de ter um passeio pela rota do vinho de Curico, rica em história e com interessantes pontos turísticos, como o Lago Vichuquén, igrejas com mais de três séculos e o cerro Condell. Afinal de contas, depois de degustar excelentes vinhos nas vinícolas locais, nada melhor do que apreciar a natureza e enxergar a verdade por trás dela. E o melhor de tudo, o Chile é nosso vizinho, o que facilita muito a viagem. E o turista ainda pode visitar Santiago, a capital movimentada e hospitaleira.

Mas quem pretende cruzar o oceano, uma dica importante é a Toscana, região central da Itália, cuja capital é Florença. Só a sua paisagem já apaixona os turistas, então imagine conhecer seus vinhedos e provar os excelentes vinhos locais, feitos a partir da uva Sangiovese.

É uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália, pois além da variedade, seus vinhos têm diversidade de características, como aroma, sabor, corpo, estrutura, entre outros, além da alta produção anual. Para termos uma ideia, são mais de sete mil vinhedos.

Lá é possível conhecer, além de Florença e Siena, a cidade de Cortona, localizada entre as colinas, e que possui a enoteca "La Saletta", onde o turista pode degustar os vinhos da região e experimentar queijos e salames tradicionais. Inclusive, o filme "Sol o sol da Toscana", foi filmado lá. E também temos a cidade de Montalcio, famosa pela produção do vinho Brunello di Montalcino.

Ainda recomendo que o turista conheça Castellina in Chianti, de onde é possível avistar vinhedos distribuídos por todos os lados. Em um povoado vizinho, Greve in Chianti, o turista não pode deixar de conhecer a enoteca "Le Cantine" para degustar os famosos Chianti e depois visitar o Museu do Vinho, um dos melhores e mais antigos museus dedicados à bebida na Toscana.

Ficou com água na boca? Comece a estudar mais sobre a bebida e não perca a oportunidade de conhecer o mundo dos vinhos. Certamente, nada mais será como antes na sua vida. Saúde!

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa

Pecado gastronômico: Algumas comidas da cozinha asiática, principalmente a tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.