Guia da Semana

Cidade pequena, com temperatura amena, bem desenvolvida e que mantém o clima pacato e a hospitalidade típicos do interior. Assim pode ser definido Juiz de Fora, município da Zona da Mata mineira, situado no eixo Rio de Janeiro-Belo Horizonte-São Paulo. Por sua localização privilegiada, Juiz de Fora tornou-se um verdadeiro pólo de turismo e negócios do Sudeste, além de ser ponto de partida para vários passeios, como as cidades históricas de Tiradentes e São João Del Rei, o Parque Estadual da Ibitipoca e o circuito das águas.

Com aproximadamente 570 mil habitantes, é uma das cidades brasileiras com um dos mais altos índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano. Tem alta renda per capita e conta com um dos menores índices de violência urbana do país.

Entre os atrativos turísticos estão belas paisagens naturais, que podem ser apreciadas nos parques da cidade, e um roteiro histórico e cultural que inclui o Museu Mariano Procópio - além do Museu Ferroviário. Juiz de Fora também foi berço da primeira usina hidrelétrica da América do Sul, inaugurada em 1889.

A cidade conta ainda com um circuito gastronômico de qualidade comparável ao dos grandes centros. Anualmente, de setembro a outubro, acontece o JF Sabor, principal evento gastronômico de Juiz de Fora. Durante o festival, turistas e moradores podem apreciar pratos requintados a preços especiais nos bares e restaurantes participantes. O evento termina com o Deguste JF, na praça Antônio Carlos.

Além de todos esses encantos, Juiz de Fora oferece também um comércio rico em produtos típicos, que merecem ser experimentados e levados para casa. Entre os destaques estão doces, biscoitos, cachaças, mel, queijos e muito artesanato. Uma das feiras de variedades mais famosas da cidade é a feira da Avenida Brasil, montada todo domingo às margens do Rio Paraibuna.

Por todos esses atrativos, a viagem promete uma estada agradável e segura, com muitas paisagens e conhecimentos para serem guardados na memória.

Como chegar: Juiz de Fora está a apenas 178 quilômetros do Rio de Janeiro, 283 quilômetros de Belo Horizonte e a 461 quilômetros de São Paulo. Para quem sai de Belo Horizonte ou Rio de Janeiro, basta seguir pela BR - 040. Já quem sai de São Paulo deve pegar a BR-116 até Barra Mansa e, de lá, pegar a BR-393 até Três Rios. A partir daí, o trajeto continua pela BR-040.


Foto: Divulgação/ SCS/ Prefeitura de Juiz de Fora

Atualizado em 10 Abr 2012.