Guia da Semana

Fugir da capital e seguir rumo ao interior é uma das melhores alternativas para aliviar o estresse e o cansaço típicos da cidade grande. O passeio fica melhor ainda se puder ser feito de carro, com todo o conforto e segurança. Quem mora em Belo Horizonte pode aproveitar o final de semana para relaxar e conhecer um pouco mais da história do Estado e do país.

Como todo município mineiro, São João Del Rei é um pólo cultural e histórico. Conhecê-la é mergulhar em datas marcantes da História do Brasil, como a Inconfidência Mineira e a Guerra dos Emboabas. Nessa terra nasceram personalidades memoráveis como Tiradentes, o mártir da Independência; Tancredo Neves, ex-presidente da República; e Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira, heroína da Inconfidência.

Os ares históricos e culturais podem ser apreciados em todos os cantos da cidade, que tem menos de 80 mil habitantes. Em suas construções e em suas mais de 30 igrejas - a mais antiga construída em 1719 -, os visitantes podem conferir traços de praticamente todas as fases da arquitetura mineira. Há prédios e templos religiosos construídos em estilo colonial, barroco-mineiro, neoclássico, eclético, entre outros.

O Teatro Municipal, por exemplo, é uma construção do final do século 19, com fachada greco-romana. Inaugurada 16 anos antes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, a casa é considerada um dos principais espaços culturais de Minas Gerais e já recebeu peças nacionais e internacionais. São João Del Rei também ficou famosa na época do Modernismo: em 1924, grandes artistas do movimento visitaram o município, que foi retratado nas obras de Tarsila do Amaral e de Oswald de Andrade.

Em 2007, foi eleita a Capital Brasileira da Cultura, reforçando seu compromisso com a disseminação do segmento no país. Suas construções culturais mais antigas e o recente título mostram que a cidade não perdeu sua importância histórica ao longo do tempo. Ao contrário, mantém sua relevância no cenário nacional, sendo bastante procurada por turistas em busca de conhecimento.

Para quem viaja de carro, São João Del Rei oferece ótimas opções de hospedagem fora do centro, ideais para os que querem vivenciar a tranquilidade típica do interior. Durante o dia, o turista pode ainda conhecer cidades próximas, como Tiradentes (14 km) e Prados (26 km). Em Tiradentes, há roteiros históricos, culturais e ecológicos. Já em Prados, as principais atrações são a Igreja da Matriz e os casarões coloniais ainda preservados, além do artesanato rico em couro e madeira.

Como Chegar: saindo de Belo Horizonte, pela BR-040 e BR-383. A partir do Rio de Janeiro, pela BR-040 e BR-265. Saindo de São Paulo, pela BR-381 e MG-265.

Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura e Turismo de São João del Rei/ Jonas Augusto

Atualizado em 6 Set 2011.