Guia da Semana

Biquíni asa-delta, verão da lata, sanduíche natural, meninos de saia comprida, dunas do vapor barato. A cada temporada, o Rio lança algum modismo. Todos eles nascem nas areias de Ipanema. Sua orla é dividida em territórios bem demarcados. No Arpoador, famílias e a galera do pagode. Na altura da Rua Farme de Amoedo, o posto gay. Metros depois, o pessoal de esquerda e ripongas ainda ocupam o Posto Nove, atualmente encoberto pela fama do trecho do Coqueirão, território da juventude do bairro, quase que misturado com a faixa de areia ocupada pelos bem nascidos do Country Club. Mas não tenha medo de caminhar nesses 2 Km de areia. Aqui, todas as tribos se respeitam.


COMO CHEGAR

Para chegar à praia mais cool da cidade, os caminhos começam pelo ar. Os aeroportos Tom Jobim (também conhecido como Galeão) e Santos Dummont são as portas de entrada. Localizado no Aterro do Flamengo, o Santos Dummont só recebe voos domésticos das cidades com as quais faz ponte aérea, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Demais aviões nacionais e internacionais pousam no Tom Jobim, instalado no bairro da Ilha do Governador.

Se o percurso for por terra, as principais rodovias são a BR 101 (que une a Rio - Santos até a ponte Rio-Niterói, estendendo-se em estradas menores que dão acesso ao Nordeste), a BR 040 (Rodovia Washington Luiz, ligando o Rio ao estado a Minas Gerais) e a Via Dutra (BR 116), principal acesso a São Paulo e aos estados do Sul.

Essas estradas recebem ônibus de todo o país que têm a Rodoviária Novo Rio como destino. Recentemente reformado, o terminal conta com boa oferta de taxis, está próximo a linhas de ônibus municipais e dá acesso à malha metro-ferroviária linha Expressa 406 A.

NÃO DEIXE DE LEVAR

  • Um kit básico composto por protetor solar, óculos de sol, garrafa d'água, mapa local, boné ou chapéu, é fundamental para quem não está acostumado às altas temperaturas da temporada.
  • A cidade convida todos a conhecerem suas belezas a pé ou de ônibus. Por isso, calçados confortáveis (evite os chinelos, deixando-os para os dias de praia) e roupas leves são apropriados. O estilo informal costuma ser bem recebido na maioria dos restaurantes, museus e centros culturais. No entanto, é sempre bom conferir.
  • Como em qualquer grande cidade, convém ficar atento a câmeras fotográficas, filmadoras e celulares. Os pertences eletrônicos não devem ser carregados nas mãos ou expostos sem motivo. Coloque-os dentro de uma pequena bolsa ou mochila e mantenha-a junto ao corpo. O mesmo vale para carteiras e demais objetos de valor.





Atualizado em 6 Set 2011.