Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Rua Silva Bueno


São mais de 10 quilômetros quadrados, muitos serviços, cultura e principalmente história. O Ipiranga, na zona sul de São Paulo, nasceu em 1510, época de João Ramalho, quando a capital paulista começou a ser colonizada. Por ser passagem do caminho do mar, o local concentrou (e concentra até hoje) muito comércio. Na parte histórica, o bairro foi berço da Proclamação da Independência do Brasil, em 7 de Setembro de 1822, por Dom Pedro I, às margens do Ribeirão Ipiranga.

Falando nisso, um dos cartões postais de São Paulo está ali. O Museu e o Monumento do Ipiranga, inaugurados em 1895 e 1922, representam, junto com o Parque da Independência, o marco histórico da emancipação política do Brasil.

Onde passear

Além dos monumentos, o Ipiranga abriga diversos museus, como o Museu de Zoologia, o Museu da Arte Mágica e a Casa do Grito, com diversas exposições relacionadas à cidade. O Aquário de São Paulo, primeiro temático da América Latina, também está por lá.

Para quem gosta das estrelas, o Planetário Mundo Estrelar possui várias programações para crianças e adultos. A parte cultural do bairro fica por conta do Sesc, que traz um programação bastante intensa, tanto de shows, como de teatro, dança e exposições. Aos domingos, na Rua dos Patriotas, também existe a Feirarte do Ipiranga com diversas opções de artesanato.

Onde comer

Tradicionalíssimo, o bairro possui diversas opções para saciar a fome de qualquer pessoa. A comida espanhola é bastante presente em restaurantes como o Paellas Pepe e o Los Molinos. Quer comida japonesa? O Sushi San e o Hiro Sushi servem os diversos tipos de pratos frios e quentes. Se o assunto é comida portuguesa, no
O Bacalhau do Porto é possível provar dos vários peixes temperados pela proprietária, que é natural de Coimbra.

O Ipiranga também abriga a culinária francesa do
La Paillote, a árabe da Esfiha Vergueiro, a italiana da Cantina do Magrão e a gaúcha nas churrascarias
Esteio Grill e Novilho de Prata. Para a sobremesa, a Damp Sorvetes traz mais de 80 sabores.

Onde comprar

A principal via de comércio no Ipiranga é a Silva Bueno, onde você pode encontrar quase todas as lojas de eletroeletrônicos, roupas, sapatos e acessórios, além dos principais bancos da região e o Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto. Na Rua Bom Pastor ficam as melhores oficinas mecânicas e na Avenida Nazaré as maiores agências de carros e universidades.

Com o comércio um pouco menor, a Rua Vergueiro, entre a Avenida Gentil de Moura e a Rua Marquês de Olinda, concentra boas lojas e algumas docerias históricas da cidade e pode ser um opção a mais para fugir da multidão.

Confira os serviços que o Ipiranga possui!

Atualizado em 6 Set 2011.