Guia da Semana

Para conhecer a cultura da Irlanda não existe lugar melhor do que os tradicionais pubs espalhados pelo país, principalmente na capital do Sul, Dublin. Uma das cidades mais desenvolvidas da ilha, Dublin tem o privilégio de carregar na história a criação de uma das cervejas mais conhecidas do mundo, a Guinness.

Fotos: Acervo pessoal

Vista da fábrica da cerveja Guinness

A Guinness Storehouse marca essa relação. O gigante edifício projetado em forma de um pint, o tipo de copo adequado para o consumo dessa bebida, conta a história da empresa conforme avançam os andares, desde Arthur Guinness, que iniciou a fabricação de um tipo de cerveja escura chamada Porter em 1759, até os atuais processos de fabricação. Ao final do passeio, todos provam a bebida saída das serpentinas numa deliciosa degustação. A surpresa está no último andar onde fica o bar panorâmico com a visão de 360 graus da cidade.

Depois da aula de cerveja, nada mais justo do que experimentá-la em um autêntico pub irlandês. As opções são muitas e estão concentradas entre as ruas Westmoreland e Fishamble, bem ao sul do Rio Liffey, na região apelidada de Temple Bar.

A agitação sobre as calçadas de paralelepípedos começa de manhã e entra pela madrugada. São pessoas circulando por hotéis, butiques, galerias, clubes noturnos e, principalmente, os pubs. Lá é o melhor lugar para comer o tradicional fish'nd chips (peixe com batata frita) e a mice pie (torta irlandesa) de sobremesa, assistir a um bom filme, fazer compras, se divertir ao som de muito folk e beber várias pints. O restaurante Fitzer's é uma opção bem típica para fazer o tour gastronômico. Já o Auld Dubliner e The Temple Bar Pub são boas opções para dançar.


Eu na porta de um dos pubs mais badalados, The Temple Bar Pub

Outro programa que não pode faltar num roteiro etílico irlandês é saborear a melhor cerveja de malte do país no pub mais antigo do país, o Brazen Head. Construído em 1198, o bar está sempre lotado de habitantes locais e turistas que fazem da taverna um ponto de encontro entre amigos a fim de relaxar seja na parte interna, ou ao ar fresco sentindo a brisa da ilha.

Guinness Storehouse

A-2, St. James`s Gate, Dublin 8
Tel (+353) (0)1 408 4800

The Brazen Head
20 Lower Bridge Street, Dublin 8
Tel. 01 679 5186

Fitzer's
42 Temple Bar Square, Temple Bar, Dublin 2
Tel: (+353)1 679 0440

Auld Dubliner
24/25 Temple Bar, Temple Bar, Dublin 2
T: (+353)1 677 0527

The Temple Bar Pub
47/48 Temple Bar, Temple Bar, Dublin 2
T: (+ 353)1 672 5286/7

* Mariane Battistetti é estudante de jornalismo da Cásper Líbero e escreve sobre viagens em seu blog

E você leitor, tem alguma boa dica de viagem ou de locais e programas na cidade onde mora? Escreva para [email protected]%20e mande sua sugestão para avaliação com telefones para contato. Uma vez por mês, a Dica é do viajante!

Atualizado em 6 Set 2011.