Guia da Semana

Fotos: Gabriel Oliveira/ Guia da Semana
Avenida Santa Catarina


Com ruas largas e bastante movimentadas, o distrito do Jabaquara, na zona sul de São Paulo, era basicamente composto por sítios e chácaras até a década de 20. Com a construção do Aeroporto de Congonhas, em 1936, a região começou a ser urbanizada, ganhado comércio, indústrias e residências.

O nome Jabaquara vem do tupi-guarani e significa mata dos negros fujões, já que, em épocas de escravidão a região era usada como abrigo dos fugitivos. Hoje, o bairro de 14 quilômetros quadrados abriga 98 favelas e áreas residenciais de alto padrão, como a Vila Mascote, onde, segundo a Prefeitura de São Paulo, um apartamento pode custar um milhão de dólares.

Onde passear

É no bairro que está a construção mais antiga da zona sul. Com mais de 200 anos, a Casa do Sítio da Ressaca serviu como abrigo para os viajantes que iam rumo a Santo Amaro no começo do século XX. Perto dali fica o Acervo da Memória e do Viver Afrobrasileiro Caio Egydio de Souza Aranha, que reúne objetos sobre a presença dos negros em São Paulo.

Para quem prefere uma leitura, a Biblioteca Paulo Duarte possui aproximadamente 21 mil exemplares, além de revistas, mapas, jornais, audiovisuais e documentação sobre o Jabaquara. Quer um lugar ao ar livre para se divertir? O bairro possui o Parque Lina e Paulo Raia. Inaugurado em 1980, no local há várias árvores frutíferas, como abacateiros e jabuticabeiras, além de jardins e bosques.

Onde comer

Como em toda região de São Paulo, no Jabaquara é possível encontrar diversas culinárias. Se a pedida é uma comida rápida e caseira, no Aneto você pode encontrar um bufê com pratos quentes, saladas e sobremesas. Outra opção é o Parrilla Argentina, que tem destaque para a extensa carta de vinhos, com mais de 500 rótulos de países da América Latina.

A culinária leve do Japão está no Hiatari Sushi Bar, que destaca os makisushis e os teppanyakis (pratos quentes). Para a sobremesa, a dica é passar na doceria Opera Ganache. Não deixe de experimentar os mini-doces de damasco com marzipan, amêndoa e chocolate belga.

Onde comprar

O comércio, situado na avenida Santa Catarina e nas proximidades do Metrô Conceição, é completo. Por ali você encontra os principais bancos, magazines, lojas de roupas e acessórios, além de alguns restaurantes rápidos. Para quem não gosta do movimento das ruas, o bairro possui o Shopping Jabaquara.

Confira os serviços que o Jabaquara possui!

Atualizado em 6 Set 2011.