Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Passear pelas ruas de Londrina é compreender o que foi visto do alto. As manchas verdes são reveladas em belas ruas arborizadas, com movimento mediano de pessoas. Apresenta-se como uma 'cidade grande', mas que não deixou de lado o sabor das cidades do interior. Muito bem representado pelos movimentados calçadões com seus bancos ocupados pela 'melhor idade'.

Londrina está localizada no estado do Paraná. Fica próximo de Curitiba, cerca de uma hora de avião. O pequeno aeroporto Governador José Richa é quem dará as boas-vindas, mas, se for de ônibus, a rodoviária com toques de Oscar Niemeyer é quem lhe dará o olá.

A cidade se desenvolveu devido sua agricultura e, em tempos atrás, com a ajuda das ferrovias. Atualmente, Londrina é considerada uma cidade universitária. A Universidade Estadual de Londrina, é responsável pela quantidade de jovens que moram por lá. Mas também há as consequências da imigração, no caso, dos japoneses.

Não é para menos que possui uma praça em homenagem aos nipônicos. Talvez seja por essa razão, que Londrina possui tantos e belos parques e jardins, alguns rodeados pelo principal lago da cidade, o Lago Igapó que é dividido em três partes. Vale muito a pena conhecer, dá até vontade de se tornar um corredor.

A qualidade de vida é demonstrada nesses passeios. A cidade possui um clima tão acolhedor quanto o comportamento dos londrinenses. No mês de abril, vale o protetor solar durante o dia e um bom cobertor durante a noite. A brisa de Londrina é única. Atualmente, quando vejo uma árvore se mexer por causa do vento, logo lembro de lá. É como se a cidade e o vento fossem um só.

Entre caminhadas e brisa no rosto, a parada para repor a energia é essencial. Para um lanche no capricho e diferente, com direito ao saboroso gosto do pão francês em formato de pão de hambúrguer, vale conhecer a ViraVerão Lanches (Av. São Paulo, 610). Se não for o que você deseja, o Restaurante Paulo´s Self-Service (Rua Rio de Janeiro, 766) é uma boa opção. A comida é saborosa e o lugar simpático. O dono, Hudson, cuida para receber carinhosamente seus clientes. Só não queira falar mal de seu verdão.

Agora, para adoçar a boca na companhia de um cafezinho, e com estilo, vá até ao 'atelier das delícias' Hachimitsu (Av.JK, 3190 Lj.02). A proposta é semelhante às docerias francesas, isto é, beleza nos doces, não apenas o sabor. São graciosos, pequeninos e saborosos. A bolachinha de limão deve ser comprada para acompanhar o café da tarde em casa. Se possível, peça uma das guloseimas para viagem; o cuidado na caixa de viagem fará você querer comprar várias para dar de presente a alguém. O lugar é pequeno, como seus doces, mas muito confortável.

Os festivais invadem a cidade durante o ano e, entre eles, estão o de gastronomia, o de teatro, o de circo e o de música. Então, não se deixe enganar pela aparência pacata de Londrina. Coloque um bom tênis e permita-se descobrir o que ela tem a oferecer. Lembrando que o tênis, neste caso, será o melhor companheiro. Grande parte das ruas e avenidas é reta com poucas subidas.

Leia as colunas anteriores de Carolina Teixeira:

O antigo virou novo

Vila perto da capital


Quem é a colunista: Carolina Teixeira, 24 anos, turismóloga e estudante de jornalismo.

O que faz: É consultora educacional de intercâmbio cultural, se entregou ao mundo do turismo, pois, desde que se conhece por gente, fica mudando de um lugar para outro.. Também come, fala (muito), dorme, se diverte e viaja igual a tantos, além de escrever vez ou outra.

Pecado gastronômico: Café (não importa como), uma boa massa, sorvete no frio, bolinho de chuva e sonhos aos domingos.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: carolinatex @gmail.com ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.