Guia da Semana

www.morguefile.com
Praça Central de Torino

Fiat, RAI, Kappa, Juventus, Círio... essas são algumas das marcas mais conhecidas da Itália e exportadas para o mundo todo. Elas representam muito bem o país e por isso pode se dizer que são referencias no exterior. Mas o que há em comum entre elas? Bom, todas "nasceram" na mesma cidade, Torino, localizada no noroeste da Itália e é um dos principais centros universitários, culturais e científicos da Europa. Essa bela cidade concentra grande parte da história e das riquezas do país. Foi a primeira capital da Itália unificada e, durante muito tempo, seu principal pólo industrial. Possui ainda uma das mais belas arquiteturas do mundo. Torino também é conhecida por outras características, como seus ótimos e tradicionais chocolates. Inclusive foi na cidade que surgiu a primeira barra de chocolates da história.

Apesar de não ser uma cidade caracterizada pelo turismo, assim como Florença, Roma e Veneza, ela reúne grandes construções e belos atrativos para os visitantes. A beleza natural da cidade impressiona e é um dos pontos fortes da visita. O Rio Pó (maior rio da Itália e um dos três principais junto do Tevere e do Arno) atravessa Torino de norte a sul, que ainda é cercada por montanhas (a oeste estão os Alpes e a leste, os morros do Monferrato).

Mole Antonelliana
Foto: Morgue File
O clima predominante é o continental, com temperaturas que variam de -12Cº a 20Cº. O inverno é muito rigoroso e com temperaturas muito baixas. A neve é muito comum nos meses de dezembro a fevereiro. Por conta disso o esqui é um esporte comum e atrai visitantes de diversos países. Inclusive, a cidade foi sede foi sede dos XX Jogos Olímpicos de Inverno, realizada em fevereiro de 2006.

Bons lugares para serem visitados são a Mole Antonelliana, onde está o Museu Nacional do Cinema, a Basílica Superga, o Palazzo Madama, o Palazzo Carignano e o Palazzo Reale. Todos concentram muito da história da cidade, que já foi ocupada pelos celtas, pelos romanos e pelos francos.

Até hoje não tive oportunidade de conhecer esse lugar tão maravilhoso, porém mesmo a distância sua energia me fascina. Todo esse amor teve início graças ao futebol, graças ao Torino Football Club, equipe modesta, mas com uma história muito rica e bela, assim como a cidade que homenageia.

Basilica di Superga
Foto: SXC.HU
O amor pelo clube começou em 1999 e só aumentou ao longo dos anos. Nesse período foram mais crises do que conquistas. Derrotas vergonhosas, quedas de divisão e até um processo de falência, em 2005. Ao mesmo tempo passei a conhecer as conquistas e as tragédias que envolvem o clube. O vinculo com a cidade é impressionante e assim nasceu minha segunda paixão. Pode parecer estranho e até confuso. Afinal não nasci na Itália, nunca fui para Torino e nem sou descendente de italianos. Simplesmente torço para o Torino com muito amor e sem uma razão especifica.

Certas paixões não fazem sentido e nem tem uma justificativa de ser, por mais que outras pessoas as procurem. Uma verdadeira paixão é intensa e recheada de momentos bons e difíceis, mas que valem a pena e se tornam cada vez mais especiais. Assim eu defino minha paixão e meu amor pelo Torino, clube de futebol italiano da primeira divisão.

Curiosidade sobre o nome

Torino ou Turim? As duas formas estão corretas. A primeira está escrita na sua forma original, em italiano, enquanto a segunda é a forma aportuguesada. Mas porque traduzir o nome da cidade se ele é compreensível? Acontece que cidades antigas como Torino foram constituídas antes mesmo dos países e por isso era comum utilizar-se formas variadas na Europa para chamar a cidade.

O nome da cidade, inclusive, passou por diversas variações. No tempo dos romanos chamava-se Augusta Taurinorum (cidade Augusta devido ao imperador Augusto, e Taurinorum, ´dos touros´, já que era comum esses animais). De Taurinorum derivou para Taurinum, depois para Torino em italiano, e Turin em francês, inglês e alemão, Turín em espanhol e Turim em português.

Quem é o colunista: Rafael Valente

O que faz: jornalista

Pecado gastronômico: tallarin e um bom vinho

Melhor lugar de São Paulo: Ibirapuera

Fale com ele: [email protected]






Atualizado em 6 Set 2011.