Guia da Semana

Tranqüilo desde sua fundação, a Lapa começou a crescer no começo do século XX, pouco tempo depois da chegada da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana. Foi nesta época que os imigrantes italianos se estabeleceram por ali e o bairro deixou de ser essencialmente rural para ganhar as formas que atualmente tem.

A ferrovia incentivou o surgimento das primeiras indústrias da região, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorífico Amour, além de dividir o distrito em Lapa de Baixo (ao norte), com boa infra-estrutura de comércio e serviços, Alto da Lapa (oeste), que se tornou área residencial, com imóveis de alto padrão, e Lapa (centro), que se popularizou por ser um dos principais pólos comerciais de São Paulo. Hoje, com seus mais de 60 mil habitantes, o distrito reúne 13 bairros e as características do começo do século XX.

Onde passear

Como em todo bairro mais industrial, a Lapa não possui grandes áreas verdes, mas tem locais de diversão para todas as idades. Um bom exemplo é a Estação Ciência. Localizado em antigos galpões, o local mantém uma exposição educativa que aborda temas como Astronomia, Geologia, Geografia, Biologia, História, Tecnologia e Humanidades. Para quem quer assistir a uma peça teatral, no Teatro Cacilda Becker é possível ver espetáculos de dança, música e arte.

Os interessados em especiarias e comidas de todas as partes do Brasil têm sua vez no Mercado Municipal da Lapa. O local, que já abrigou a maior feira livre da capital, no começo da década de 50, possui mais de 160 box que vendem de tudo. Depois de comer, que tal dar boas gargalhadas? A arte circense pode ser vista na Central do Circo, que promove várias apresentações durante os fins de semana.

Onde comer

Além do mercado, a Lapa possui diversos pontos cheios de gastronomia, principalmente a dos imigrantes italianos, que trouxeram desenvolvimento ao bairro. Para apreciar essa culinária as dicas são o Andiamo, o Brascatta Pizza Bar e o Famiglia Lucco. Se você quer uma comida mais leve, o Gendai oferece pratos típicos da gastronomia oriental, com combinados de sushi e sashimi. Na hora da sobremesa não deixe de passar na tradicional Dona Deôla e provar um pedaço do bolo rei.

A noite da região também não fica para traz. Quer um lugar tradicional? O Magnólia Villa Bar era uma padaria e hoje possui música ao vivo com programação diversificada para o happy hour com amigos. Se a pedida é um jogo com os colegas, o Atlanta Snooker Bar é o único snooker na cidade que cobra por minuto e não por hora. Para se jogar na pista, a The Week não deixa de ser referência de boa música eletrônica e balada gay.

Onde comprar

Sem dúvida nenhuma a Avenida Nossa Senhora da Lapa possui a maior quantidade de lojas da região, mas não é só nela que está o comércio do bairro. As ruas Pio XI, Clélia, Afonso Sardinha e Guaicurus também reservam boas lojas e serviços. Quem vai ao centro do bairro fazer compras pode esperar muitas pessoas disputando os melhores preços.

Não deixe de passar no Largo da Lapa e, se você preferir ficar longe da multidão, vá ao Shopping Center Lapa.

Atualizado em 4 Out 2011.