Guia da Semana

Por Santiago A. Sabella


Educação...

O Largo São Bento reserva instalações importantes para a cidade de São Paulo, que podem muitas vezes passar despercebidas pelos paulistanos. O Gymnásio de São Bento é uma instituição de ensino que trabalha na formação de novos cidadãos há mais de um século. A Faculdade de Filosofia e Letras de São Bento foi criada em 1908 e foi a primeira a ensinar filosofia na América. Para visitação é necessário agendamento prévio.

Religião...

O Mosteiro e Igreja São Bento é uma construção de 1600, que já foi reformada diversas vezes e que atualmente apresenta em sua estrutura, vitrais alemães, granito, esculturas, madeira entalhada, um órgão de 6 mil tubos, imagens preciosas (incluindo a Virgem Kasperovo cravejada de rubis, turquesas e pérolas), um relógio fabricado em Munique exposto na fachada, uma estátua de bronze de São bento, um crucifixo barroco, uma réplica de Michelangelo, etc.
O mosteiro também comercializa algumas delícias, como o pão de mandioquinha, o bolo Santa Escolástica, de maçã com nozes, o pão de mel e o Bolo dos Monges, de ameixa com bananas.

Comércio...

A Casa da Bóia, que introduziu a bóia de caixa d´água, foi fundada em 1898 e é uma das mais antigas da rua Florêncio de Abreu, mais conhecida como "rua das máquinas". Metais não ferrosos e materiais hidráulicos são a especialidade do estabelecimento. Trata-se de um patrimônio histórico tombado em há mais de dez anos. Além de comércio, o local conta com um museu de fotos, peças e máquinas antigas.

Economia...

Criada por paulistas agricultores ligados à exportação, a Bolsa de Mercadorias de São Paulo persiste desde 1917 garantindo tradição em negócios agropecuários, como café, gado e algodão. Em 1991 ela une-se à Bolsa Mercantil & de Futuros, transformando-se, atualmente, em uma das mais importantes bolsas do Brasil. Em sua entrada é possível assistir o movimento dos operadores por meio de um telão.

Visite!

O Palacete Crespi, uma construção de meados d 1920, apresenta duas entradas, uma na rua São Bento e outra na rua Álvares Penteado. Hoje, lojas e escritórios tomam conta do espaço. Outra imponente construção do largo é a Bolsa de Valores de São Paulo, fundada em 1890 e atuante como uma das mais importantes da América Latina. Os paulistanos podem conhecer um pouco mais sobre o centro financeiro da cidade com os livros que estão à disposição para consultas na Biblioteca Emilio Rangel Pestana. As visitas à bolsa podem ser monitoradas e acontecem uma vez por mês, e os visitantes contam com o Bovmóvel, um veículo especialmente adaptado para atendimento ao público.

Serviço:

Colégio São Bento
Local: Largo de São Bento, s/nº - Centro
Fone: 3328-8797

Mosteiro e Igreja de São Bento
Local: Largo de São Bento, s/nº - Centro
Fone: 3328-8799

Casa da Bóia
Local: Rua Florêncio de Abreu, 123
Fone: 227-0999 / 228-6255

Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F)
Local: Pça. Antônio Prado, 48
Fone: 3119-2000

Palacete Crespi

Local: Rua São Bento, 284 a 302

Atualizado em 6 Set 2011.