Guia da Semana

O prédio atual da Faculdade de Direito São Francisco começou a ser construído em 1933 e foi concluído somente em 1938, no tempo do império. Muitas personalidades importantes para a história nacional passaram por ali, como Presidentes da República.

O mesmo arquiteto que formulou o projeto de famosas construções, como o Viaduto do Chá e do Mappin, chamado Elisário da Cunha Bahiana, também colocou no papel um dos mais belos cartões postais do Centro de São Paulo: o Edifício Saldanha Marinho. Seu interior é formado por desenhos geométricos, mármore, esquadrias de ferro e vidro, e atualmente abriga a Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo.

O Palácio do Anhangabaú abriga atualmente a sede da Prefeitura de São Paulo. Sua construção, que segue um estilo sóbrio, lembra a época medieval. O prédio foi encomendado pelo conde Matarazzo e o projeto é do arquiteto italiano Marello Piacentini, e foi por muitos anos a sede do Grupo Matarazzo, um dos maiores impérios empresariais nacionais.

A Igreja de Santo Antônio foi construída em 1950 em estilo rococó, e já funcionou como igreja matriz da Vila de São Paulo, época em que realizava missas aos franciscanos, frades que alí se estabeleceram por volta de 1630. Passou por uma reforma em 1899, quando sua torre deu lugar à fachada. O retábulo em rococó ainda permanece conservado no interior da igreja.

Serviço:

Edifício Matarazzo
Local: Dr. Falcão Filho, 56
Fone: 3113-8000

Igreja de Santo Antônio
Local: Pça. do Patriarca, 49
Fone: 3242-2414
Missas
Segunda a sábado: 7h, 8h, 9h e 18h
Terças: 16h e 18h
Domingos: 8h 30, 10h e 18h
Horário: segunda a sexta, das 7h às 18h 30
Sábados e domingos, somente nos horários de missa

Edifício Saldanha Marinho
Local: R. Líbero Badaró, 39

Atualizado em 6 Set 2011.