Guia da Semana

Da mesma forma que crescem, as grandes cidades se tornam, quase na mesma proporção, espaços cada vez mais claustrofóbicos. Para os humanos isso não é um problema tão grande assim, já que pensamos em diferentes formas de aumentar os nossos horizontes. Já para os animais, a coisa não é tão simples. Mesmo que esporadicamente, os bichos têm a necessidade de passar um tempo em espaços mais amplos e naturais. Pensando nisso, selecionamos alguns dos melhores parques para se passear com os pets em algumas capitais brasileiras.

Ibirapuera

Foto: Wikipedia

Um dos parques mais famosos do país, o Ibirapuera é o segundo maior de São Paulo, ficando atrás apenas do Parque do Carmo. Com cerca de 1,5 mil quilômetros quadrados de área, o recinto é um dos pontos mais frequentados pelos paulistanos e seus animais de estimação. Aliado ao clima familiar, o vasto gramado local e a disponibilidade de lixeiras em todas as partes são os fatores que mais atraem os pets e seus proprietários.

Aclimação

Foto: Wikipedia

Com mais de 100 mil metros quadrados, o Parque da Aclimação é outro espaço bastante frequentado pelos paulistanos e seus bichos de estimação. Situado na zona sul da cidade, mas não muito distante do centro, o local é conhecido por receber bem os animais. Prova disso são as diversas espécies de pássaros que vivem por lá e a quantidade de gente passeando com seus cães pelas vias que cortam o parque.

Villa Lobos

Foto: Wikipedia

Localizado em Alto de Pinheiros, uma das áreas nobres da capital paulista, o parque Villa Lobos é uma opção para passeios com pets na zona oeste da cidade. Com uma infraestrutura que inclui lanchonetes, estacionamentos e um teatro com 450 lugares, o espaço é ideal para quem quer passar um dia diferente com o seu melhor amigo.


Aterro do Flamengo

Foto: Eliane Carvalho

Com um milhão de metros quadrados de mata atlântica, o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, mais conhecido como Aterro do Flamengo, é, senão um dos parques mais conhecidos do Rio de Janeiro. Além do verde, o local conta com diversas lixeiras espalhadas por suas dependências, facilitando a vida de quem leva seu animal de estimação para passear.

Parque Municipal

Foto: Wikipedia

Localizado no coração da capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Gianetti é uma opção para quem quer que seu bichinho de estimação tenha contato com a natureza. Inspirado nas áreas de lazer parisienses, o parque foi inaugurado no fim do século XIX. Com cerca de 50 espécies diferentes de árvores nativas, o espaço, que é recortado por vias pavimentadas e caminhos de terra e grama, conta com lixeiras por todos os lados, característica fundamental para que sai com seu animal.

Farroupilha

Foto: Wikipedia

Também conhecido como Parque da Redenção, o Parque Farroupilha é um dos locais mais visitados pelos porto-alegrenses nas horas de descanso. Seja pelas vias arborizadas, pela disponibilidade de lixeiras ou pelo clima amigável, o local, que fica na região central da capital gaúcha, tem um clima ideal para os passeios com os bichinhos de estimação.

Barigüi

Foto: Wikipedia

Em Curitiba, o Parque Barigüi é uma das opções para quem quer dar um passeio com seu pet por um local que alie natureza e infra-estrutura. Com 1,4 milhão de metros quadrados, o espaço conta, entre outras coisas, com quiosques e equipamentos de ginástica. E, para a tranquilidade dos bichos e de seus donos, não faltam área verde e lixeiras espalhadas pelo local.


Atualizado em 6 Set 2011.