Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Leblon - Rio de Janeiro

Reservada e discreta, como deve ser.

A única divisão física entre as praias de Ipanema e do Leblon é o Jardim de Alah, um canal que liga a Lagoa Rodrigo de Freitas ao mar. Isso é o suficiente para o clima mudar. Saem as tribos e entram famílias, artistas e moradores da região, deixando a faixa de areia com clima de quintal. Quem é de fora, invariavelmente, se destaca do cenário típico das novelas de Manuel Carlos. Já os moradores e turistas que lá passam aproveitam ao máximo suas livrarias, padarias gourmet, shoppings centers e teatros. O fim de noite ou é na principal rua gastronômica da cidade, a Dias Ferreira,ou no burburinho do Baixo Leblon.

COMO CHEGAR

Os aeroportos Tom Jobim (também conhecido como Galeão) e Santos Dummont são as portas de entrada pelo ar. Localizado no Aterro do Flamengo, o Santos Dummont só recebe voos domésticos das cidades com as quais faz ponte aérea, como São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Demais aviões nacionais e internacionais pousam no Tom Jobim, instalado no bairro da Ilha do Governador.

Se o percurso for por terra, as principais rodovias são a BR 101 (que une a Rio - Santos até a ponte Rio-Niterói, estendendo-se em estradas menores que dão acesso ao Nordeste), a BR 040 (Rodovia Washington Luiz, ligando o Rio ao estado a Minas Gerais) e a Via Dutra (BR 116), principal acesso a São Paulo e aos estados do Sul. As estradas RJ 124 e RJ 106 conectam a capital a Cabo Frio, Búzios e demais cidades da Região dos Lagos.

Essas estradas recebem ônibus de todo o país que têm a Rodoviária Novo Rio como destino. Recentemente reformado, o terminal conta com boa oferta de taxis, está próximo a linhas de ônibus municipais e dá acesso à malha metro-ferroviária linha Expressa 406 A.

NÃO DEIXE DE LEVAR

  • Um kit básico composto por protetor solar, óculos de sol, garrafa d'água, mapa local, boné ou chapéu é fundamental para quem não está acostumado às altas temperaturas da temporada.
  • A cidade convida todos a conhecerem suas belezas a pé ou de ônibus. Por isso, calçados confortáveis (evite os chinelos, deixando-os para os dias de praia) e roupas leves são apropriados. O estilo informal costuma ser bem recebido na maioria dos restaurantes, museus e centros culturais. No entanto, é sempre bom conferir.
  • Como em qualquer grande cidade, convém ficar atento a câmeras fotográficas, filmadoras e celulares. Os pertences eletrônicos não devem ser carregados nas mãos ou expostos sem motivo. Coloque-os dentro de uma pequena bolsa ou mochila e mantenha-a junto ao corpo. O mesmo vale para carteiras e demais objetos de valor.






    Atualizado em 6 Set 2011.

    Mais notícias

    Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

    Viagens

    10 lugares da Bahia para conhecer online

    Viagens

    10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

    Viagens

    10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

    Viagens

    10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

    Viagens

    6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

    Viagens