Guia da Semana

Foto:Getty Images


Sem custos, fácil e cheia de benefícios para a saúde, a corrida é uma boa alternativa para pessoas que querem sair do sedentarismo. E os resultados são rápidos! Após 3 meses, um iniciante na modalidade que treina de 3 a 4 vezes por semana já apresenta um bom condicionamento físico, afirma o diretor técnico da Physical Running Consultoria Esportiva Antonio Carlos Auricchio Soeiro.

Para começar, você deve procurar um médico que pedirá alguns exames básicos, como o de sangue, eletrocardiograma e ecocardiograma. Depois de se certificar que está fisicamente apto para o exercício, é importante consultar um profissional de educação física que vai elaborar um treinamento seguro e personalizado.

Antonio Carlos recomenda, de início, uma caminhada de 30 minutos de 3 a 4 vezes por semana. "Não queira já sair correndo, aí está o maior erro e o motivo das pessoas não aguentarem sustentar a corrida e acharem que não conseguem ou não levam jeito para a coisa", afirma.

Aos poucos, deve-se introduzir a corrida no meio da caminhada, algo como caminhar 3 minutos e correr 1 minuto. Conforme o condicionamento físico for melhorando, o tempo de corrida aumenta enquanto o de caminhada diminui até chegar o momento em será possível correr os 30 minutos direto. Um treino constante e planejado fará com que você consiga dobrar este tempo sem grande esforço.

Outro fator importante é o local em que a corrida será realizada. Privilegie terrenos planos, que podem ser encontrados em parques, como grama, terra batida, cascalho, pista de atletismo e asfalto, nesta ordem.

O Parque do Ibirapuera e Villa-Lobos são opções para o cooper em São Paulo, entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Aterro do Flamengo) no Rio de Janeiro, Parque Chico Mendes em Porto Alegre, Parque Barigüi em Curitiba, e Parque da Cidade - Sarah Kubitschek em Brasília.

Atualizado em 6 Set 2011.