Guia da Semana

Fonte: Site Visit Lisbon/Gustavo Figueredo

O rosto que protege a foz do Rio Tejo

Lisboa é um local ímpar. Com 800 anos de influências culturais diversas, a capital portuguesa tem matrizes distintas em sua gênese. Reza a lenda que a cidade foi fundada por Ulisses. Seu nome derivaria de Olissipo, palavra cuja origem remonta às fenícias Allis Ubbo, que significam porto encantador. Mas a hipótese mais palpável é que ela tenha sido fundada por fenícios. Sabe-se que a maior cidade lusa foi controlada pelos mouros durante 450 anos e mais tarde reconquistada pelos cristãos, isso por volta do século XII.

Apesar de toda essa riqueza histórica, não é isso que faz de Lisboa o tema central deste texto. O que a tem destacado nos noticiários mundiais são os prêmios recém-obtidos pela capital, que ganhou o World Travel Awards (WTA) em três categorias distintas: Melhor Destino Europeu, Melhor Destino para Escalas e Melhor Destino de Cruzeiros.

Os prêmios são a consagração de um processo que visou conciliar a urgente necessidade de modernização da cidade com sua vasta herança histórica, que se manifesta, entre outras formas, através da arquitetura e de suas características urbanísticas. Para tanto, criou-se um calendário cultural que ressalta o novo e o velho para atrair turistas de todas as partes do mundo. Assim, destacaram-se estabelecimentos como o Bairro Alto Hotel e o Hilton Vilamoura, que estão entre os escolhidos pela WTA como os melhores da terrinha.

Fonte: Site Visit Lisbon/Gustavo Figueredo


As muralhas de Alfama, que dividem as cidades alta e baixa

Com diárias a partir de 125 euros, o Hilton Vilamoura tem uma aparência que não poderia estar melhor sintonizada com o clima da Lisboa tida como melhor destino europeu. Após passarem pela entrada moderna, com luminosos que exibem o nome do hotel, os hóspedes têm acesso a um ambiente que, em consonância com a cidade, mescla referências antigas e contemporâneas. O local conta com piscinas que, junto às quedas d'água, estão rodeadas pelos quartos do estabelecimento.

Já o Bairro Alto, que, fazendo jus ao nome, fica em uma das regiões mais altas da cidade, tem um ambiente mais focado no moderno, refletindo o espírito dos empreendimentos lisboetas mais recentes. As acomodações têm decorações individuais e, em sua maioria oferecem vista para a Praça Luis de Camões. Uma diária por lá não sai por menos de 220 euros.

Nos grandes hotéis, em geral, a hospedagem não fica abaixo dos cento e poucos euros. No entanto, para quem quer conhecer o melhor destino europeu, mas está com o dinheiro contado, Lisboa conta com diversos hostels, opções de acomodações mais simples, com diárias a partir de 16 euros.


Atualizado em 26 Set 2011.