Guia da Semana

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Torres

Ao norte do Rio Grande do Sul, muito próximo à divisa com Santa Catarina, o município de Torres guarda belas surpresas. A começar pelo nome da cidade. São três principais rochedos de origem vulcânica que delineiam a costa das praias: Torre do Norte (também conhecido como Morro do Farol), Torre do Centro (Morro das Furnas) e Torre do Sul (onde se localiza a praia da Guarita).

A cidade conta com uma ótima infraestrutura para o turismo, sendo sede de competições esportivas como surfe e balonismo. Aliás, o Festival de Balonismo de Torres terá sua 21º edição entre os dias 17 e 21 de abril de 2009. Se puder ir, vale a pena conferir. Aproveite a oportunidade e emende com o feriado...


Seu litoral, considerado o mais bonito do litoral gaúcho, é procurado principalmente por grupo de jovens e surfistas, que encontram em Torres as melhores ondas do litoral sul do Brasil. Apesar da temperatura da água estar geralmente mais fria do que as mornas praias do nordeste, as praias de Torres não deixam nada a desejar.


A Praia Grande, com cerca de dois quilômetros de extensão, é a preferida para banho de mar e onde acontecem a maioria dos eventos culturais e esportivos da cidade. A Praia da Cal, onde se localiza a maior das torres (o Morro das Furnas), também é bastante procurada por surfistas e possui apenas 800 metros de extensão.


Localizada entre as Torres Centro e Sul, a Praia da Guarita agrega também um parque homônimo e é considerada a mais bela praia da região. Logo após está a Praia da Itapeva, a mais extensa de Torres com seis quilômetros. O Morro do Farol (Torre Norte), um mirante natural, possui um farol de sinalização com 18 metros de altura.


A poucos metros da costa, a Ilha dos Lobos destaca-se por ser a única reserva ecológica do país onde é possível avistar lobos e leões marinhos. A Praia do Meio (ou Prainha) possui apenas 600 metros de extensão com solo rochoso, mas é a mais procurada pelos surfistas devido a suas belas ondas.


Mas é no centro da cidade que está o principal movimento de Torres. O rio Mampituba, de onde saem passeios de barco pela região, é o marco da divisa entre os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


A Lagoa do Violão, que tem esse nome devido ao seu formato, costuma ser palco de muitas competições de esportes aquáticos. Além disso, sua orla e arredores estão repletos de bares e restaurantes, que são bastante procurados durante a temporada.


Além da lagoa, a cidade de Torres conta com inúmeras opções de bares, barracas de praia, restaurantes e casas noturnas, para curtir a noite. Uma cidade muito procurada, principalmente no verão quando as temperaturas são mais agradáveis e a temperatura da água mais amena.


Leia as colunas anteriores de Monica Campi:

Uma parte da história do Brasil

A megalópole chinesa

Muito além de Buenos Aires

Quem é a colunista: Monica Campi

O que faz: jornalista


Pecado gastronômico: doces e junkie food

Melhor lugar do Brasil: Todo o Nordeste

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.