Guia da Semana
Viagens
Por Lidia Capitani

Tour online: conheça virtualmente 16 locações de filmes ao redor do mundo

São locações de filmes como “A Origem”, “Duro de Matar”, “Um Lugar Chamado Notting Hill” e muito mais.

Fotos: Petr Kovalenkov / Shutterstock.com | Cabral Correia / Shutterstock.com

Já imaginou explorar o local onde foi filmado seu filme favorito? Lugares comuns em diferentes cidades ao redor do mundo, como Londres, Paris, Dallas e Los Angeles, já foram cenários de diversos filmes – títulos como “X-Men”, “A Origem”, “Duro de Matar”, “O Jogo da Imitação”, “La La Land - Cantando Estações” e “Um Lugar Chamado Notting Hill” são alguns exemplos.

A boa notícia é que através do street view é possível explorar virtualmente o cenário de seus filmes preferidos. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 16 locações de filmes que o Google Arts & Culture permite explorar através de imagens em 3D. Confira:

► Escola de Xavier para Jovens Superdotados, "X-men"

Para compor o cenário dos filmes "X-Men" foi usada a parte externa do Castelo Hartley, no Canadá. A mansão possui 40 quartos, foi construída pelo arquiteto Samuel McClure e já foi residência particular e instalação de treinamento naval, antes de ser conhecido como lar dos mutantes. Veja aqui!


► Ponte Pont de Bir-Hakeim, "A Origem"

Foto: Shutterstock

É nesta ponte em Paris, na França, que Leonardo DiCaprio ensina Ellen Page a construir sonhos no filme "A Origem". A ponte atravessa o Rio Sena e possui uma bela paisagem da cidade, com vista para a Torre Eiffel. Veja aqui!

► Sede da OCP, "Robocop"

No filme futurista "Robocop", a sede da prefeitura de Dallas serviu como quartel general da Omni Consumer Products, porém, o prédio foi alterado no longa para parecer ter 95 andares. A arquitetura do local é realmente de impressionar! Veja aqui!


► Bletchley Park, "O Jogo da Imitação"

Foto: Rob Atherton / Shutterstock.com

"O Jogo da Imitação" é uma biografia do criptoanalista Alan Turing, e boa parte de suas cenas foram filmadas nesta locação. E o mais impressionante é que o Alan Turing realmente trabalhou nesta casa durante a Segunda Guerra Mundial como parte da equipe Hut 8 para desvendar o Código Enigma. Veja aqui!


► Igreja de São Miguel, "A Noviça Rebelde"

Esta Igreja de estilo barroco localiza-se na cidade de Mondsee, na Áustria. Ali, foi gravada a cena de casamento entre Maria e o Capitão Von Trapp no filme "A Noviça Rebelde". O casamento na realidade ocorreu na igreja Nonnberg, em Salzburgo. Veja aqui!


► Café des 2 Moulins, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"

Foto: Petr Kovalenkov / Shutterstock.com

O Café des 2 Moulins localiza-se no bairro de Montmartre, e serviu como locação do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", que gira em torna da vida da tímida garçonete parisiense. Hoje, o café prospera pelos turistas curiosos que querem conhecer o local. Seu nome se deu pois o café localiza-se próximo ao Moulin Rouge e ao Moulin de La Galette. Veja aqui!

► Casa de Bridget, "O Diário de Bridget Jones"

Acima do pub Clobe vivia Bridget Jones, na série de mesmo nome. A casa se situa no centro de Borough, na South Bank de Londres. O mercadinho ali perto também foi onde ela comprou os ingredientes para sua infame sopa azul. Veja aqui!


► Observatório Griffith, "La La Land - Cantando Estações"

Foto: Shutterstock

O Observatório Griffith, em Los Angeles, foi onde Mia e Sebastian se encontraram para fazer o número de dança e canto. O local também foi cena da briga de facas com James Dean, no filme "Rebelde Sem Causa". Veja aqui!


► Museu de Arte da Filadélfia, "Rocky"

Foto: Shutterstock

Parte do treinamento de Sylvester Stallone nos filmes de Rocky era subir os 72 degraus de pedra, na entrada do Museu de Arte de Filadélfia. Hoje, o local também abriga uma estátua do ator em Rocky de bronze, que ele mesmo encomendou antes de filmar "Rocky III". Veja aqui!


► The Travel Bookshop, "Um Lugar Chamado Notting Hill"

Foto: Awana JF / Shutterstock.com

A livraria do personagem de Hugh Grant no filme "Um Lugar Chamado Notting Hill" hoje é uma banca de jornais, mas que ainda guarda a notória porta azul do longa. A fachada também se orgulha de mostrar que serviu como cenário do filme. Veja aqui!


► Tiffany & Co, "Bonequinha de Luxo"

Foto: littlenySTOCK / Shutterstock.com

Foi ali na vitrine da loja Tiffany & Co que a protagonista Holly Golightly olhava as joias reluzentes da loja. As cenas foram filmadas na parte de fora do prédio de fachada de granito polido, na esquina da Fifth Avenue e 57th Street, em Manhattan, Nova York. Veja aqui!

► Nakatomi Plaza, "Duro de Matar"

Foto: 4kclips / Shutterstock.com

As fotos externas do Nakatomi Plaza, no filme "Duro de Matar", são na verdade a fachada do prédio da Fox Plaza, em Los Angeles, sede oficial da 20th Century Fox. O prédio também apareceu no filme "Clube da Luta" como um dos prédios destruídos no final. Veja aqui!


► The Cherry Street Inn, "Feitiço do Tempo"

Foi nesta casa, na Cherry Street Inn, que Bill Murray acordava para reviver o mesmo dia várias vezes, no dia da marmota. Na realidade, o local se chama Royal Victorian Manor e localiza-se em Illinois. Veja aqui!


► Lobby, "O Grande Hotel Budapeste"

O Lobby do filme "O Grande Hotel Budapeste" foi filmado no interior da loja de departamentos Art Noveau, abandonada em Gorlitz, na Alemanha. A equipe do diretor Wes Anderson passou quatro meses transformando o local em cenário para o filme, enquanto que a fachada rosa foi feita em miniatura. Veja aqui!


► Templo de Karnak, "007 - O Espião Que Me Amava"

Foto: Shutterstock

O filme "007 - O Espião Que Me Amava", de 1977, foi filmado em Luxor, no templo de Karnak. Trata-se de um labirinto de templos egípcios que cobre mais de 100 hectares em Tebas. Bond e o Major da KGB, Amasova, seguem Jaws pelas colunas gigantes. Veja aqui!


► Alojamento dos Vencedores, "Jogos Vorazes: Em Chamas"

Foto: Animas Photography / Shutterstock.com

Após vencer os Jogos Vorazes no primeiro filme da franquia, Katniss e Peeta visitam o alojamento dos vencedores na capital. O edifício usado na locação foi o átrio do Marriott Marquis Hotel, em Atlanta, nos Estados Unidos. Veja aqui!


Por Lidia Capitani

Atualizado em 28 Mai 2020.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens