Guia da Semana

Já imaginou explorar o local onde foi filmado seu filme favorito? Lugares comuns em diferentes cidades ao redor do mundo, como Londres, Paris, Dallas e Los Angeles, já foram cenários de diversos filmes – títulos como “X-Men”, “A Origem”, “Duro de Matar”, “O Jogo da Imitação”, “La La Land - Cantando Estações” e “Um Lugar Chamado Notting Hill” são alguns exemplos.

A boa notícia é que através do street view é possível explorar virtualmente o cenário de seus filmes preferidos. Pensando nisso, o Guia da Semana listou 16 locações de filmes que o Google Arts & Culture permite explorar através de imagens em 3D. Confira:

► Escola de Xavier para Jovens Superdotados, "X-men"

Para compor o cenário dos filmes "X-Men" foi usada a parte externa do Castelo Hartley, no Canadá. A mansão possui 40 quartos, foi construída pelo arquiteto Samuel McClure e já foi residência particular e instalação de treinamento naval, antes de ser conhecido como lar dos mutantes. Veja aqui!


► Ponte Pont de Bir-Hakeim, "A Origem"

Foto: Shutterstock

É nesta ponte em Paris, na França, que Leonardo DiCaprio ensina Ellen Page a construir sonhos no filme "A Origem". A ponte atravessa o Rio Sena e possui uma bela paisagem da cidade, com vista para a Torre Eiffel. Veja aqui!

► Sede da OCP, "Robocop"

No filme futurista "Robocop", a sede da prefeitura de Dallas serviu como quartel general da Omni Consumer Products, porém, o prédio foi alterado no longa para parecer ter 95 andares. A arquitetura do local é realmente de impressionar! Veja aqui!


► Bletchley Park, "O Jogo da Imitação"

Foto: Rob Atherton / Shutterstock.com

"O Jogo da Imitação" é uma biografia do criptoanalista Alan Turing, e boa parte de suas cenas foram filmadas nesta locação. E o mais impressionante é que o Alan Turing realmente trabalhou nesta casa durante a Segunda Guerra Mundial como parte da equipe Hut 8 para desvendar o Código Enigma. Veja aqui!


► Igreja de São Miguel, "A Noviça Rebelde"

Esta Igreja de estilo barroco localiza-se na cidade de Mondsee, na Áustria. Ali, foi gravada a cena de casamento entre Maria e o Capitão Von Trapp no filme "A Noviça Rebelde". O casamento na realidade ocorreu na igreja Nonnberg, em Salzburgo. Veja aqui!


► Café des 2 Moulins, "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"

Foto: Petr Kovalenkov / Shutterstock.com

O Café des 2 Moulins localiza-se no bairro de Montmartre, e serviu como locação do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", que gira em torna da vida da tímida garçonete parisiense. Hoje, o café prospera pelos turistas curiosos que querem conhecer o local. Seu nome se deu pois o café localiza-se próximo ao Moulin Rouge e ao Moulin de La Galette. Veja aqui!

► Casa de Bridget, "O Diário de Bridget Jones"

Acima do pub Clobe vivia Bridget Jones, na série de mesmo nome. A casa se situa no centro de Borough, na South Bank de Londres. O mercadinho ali perto também foi onde ela comprou os ingredientes para sua infame sopa azul. Veja aqui!


► Observatório Griffith, "La La Land - Cantando Estações"

Foto: Shutterstock

O Observatório Griffith, em Los Angeles, foi onde Mia e Sebastian se encontraram para fazer o número de dança e canto. O local também foi cena da briga de facas com James Dean, no filme "Rebelde Sem Causa". Veja aqui!


► Museu de Arte da Filadélfia, "Rocky"

Foto: Shutterstock

Parte do treinamento de Sylvester Stallone nos filmes de Rocky era subir os 72 degraus de pedra, na entrada do Museu de Arte de Filadélfia. Hoje, o local também abriga uma estátua do ator em Rocky de bronze, que ele mesmo encomendou antes de filmar "Rocky III". Veja aqui!


► The Travel Bookshop, "Um Lugar Chamado Notting Hill"

Foto: Awana JF / Shutterstock.com

A livraria do personagem de Hugh Grant no filme "Um Lugar Chamado Notting Hill" hoje é uma banca de jornais, mas que ainda guarda a notória porta azul do longa. A fachada também se orgulha de mostrar que serviu como cenário do filme. Veja aqui!


► Tiffany & Co, "Bonequinha de Luxo"

Foto: littlenySTOCK / Shutterstock.com

Foi ali na vitrine da loja Tiffany & Co que a protagonista Holly Golightly olhava as joias reluzentes da loja. As cenas foram filmadas na parte de fora do prédio de fachada de granito polido, na esquina da Fifth Avenue e 57th Street, em Manhattan, Nova York. Veja aqui!

► Nakatomi Plaza, "Duro de Matar"

Foto: 4kclips / Shutterstock.com

As fotos externas do Nakatomi Plaza, no filme "Duro de Matar", são na verdade a fachada do prédio da Fox Plaza, em Los Angeles, sede oficial da 20th Century Fox. O prédio também apareceu no filme "Clube da Luta" como um dos prédios destruídos no final. Veja aqui!


► The Cherry Street Inn, "Feitiço do Tempo"

Foi nesta casa, na Cherry Street Inn, que Bill Murray acordava para reviver o mesmo dia várias vezes, no dia da marmota. Na realidade, o local se chama Royal Victorian Manor e localiza-se em Illinois. Veja aqui!


► Lobby, "O Grande Hotel Budapeste"

O Lobby do filme "O Grande Hotel Budapeste" foi filmado no interior da loja de departamentos Art Noveau, abandonada em Gorlitz, na Alemanha. A equipe do diretor Wes Anderson passou quatro meses transformando o local em cenário para o filme, enquanto que a fachada rosa foi feita em miniatura. Veja aqui!


► Templo de Karnak, "007 - O Espião Que Me Amava"

Foto: Shutterstock

O filme "007 - O Espião Que Me Amava", de 1977, foi filmado em Luxor, no templo de Karnak. Trata-se de um labirinto de templos egípcios que cobre mais de 100 hectares em Tebas. Bond e o Major da KGB, Amasova, seguem Jaws pelas colunas gigantes. Veja aqui!


► Alojamento dos Vencedores, "Jogos Vorazes: Em Chamas"

Foto: Animas Photography / Shutterstock.com

Após vencer os Jogos Vorazes no primeiro filme da franquia, Katniss e Peeta visitam o alojamento dos vencedores na capital. O edifício usado na locação foi o átrio do Marriott Marquis Hotel, em Atlanta, nos Estados Unidos. Veja aqui!

Por Lidia Capitani

Atualizado em 8 Jul 2022.