Guia da Semana

Foto: Divulgação

Passeando pelo mais urbano dos ambientes, é claro que eu jamais sonharia com uma digna feira de artesanato. Mas, na região da Rua Augusta, em São Paulo, tudo é possível. No Shopping Center 3, já estava familiarizada com a feira tradicional, que ocorre aos finais de semana.

Mas meu ímpeto para compras de produtos artesanais e criativos sempre ficava com um gostinho de quero mais. Afinal, por que ter acesso a este tipo de produto - aquela camiseta incrível, a bolsa de modelo único - apenas sábado ou domingo?

A loja Endossa acabou com estes limites. Lá, posso me deliciar com meu consumismo desenfreado além dos dois dias de folga. Ali, marcas e artistas expõem seus trabalhos em um esquema colaborativo: alugam um espaço - cujo tamanho varia de pequenas caixas a grandes painéis - e dividem a cena principal com seus semelhantes.

E dá para encontrar um pouco de tudo: tecidos ecologicamente corretos, chaveiros, acessórios femininos - de cabelo a lingerie - e todo tipo de roupa. Algumas marcas mostram que fazem realmente tudo à mão, outras destacam algum material usado ou um enfoque da coleção. Mas não importa, o melhor é que sempre vai ter coisa nova naquela loja gigante, onde você pode esbarrar inclusive com brinquedos.

Gostando de alguma coisa, o melhor a fazer é comprar. Afinal, a possibilidade de uma marca ficar mais tempo no espaço está diretamente ligada às compras das pessoas, concorda? Isso porque não estamos falando de varejistas gigantescos, mas grupos de estilistas e artistas que buscam um espaço para mostrarem a que vieram.

O melhor da loja de consignação é que, ali, toda tribo consegue se expressar, considerando a variedade de produtos expostos. E, mesmo não curtindo uma ou outra coisa, admito fácil: estar tão perto de outras formas de expressão é uma delícia! Especialmente quando a única coisa que os separa são caixas de madeira, que sutilmente organizam e limpam o visual.

A dica é não se deixar intimidar. Abaixe, alongue o braço para ver melhor um casaco ou praticamente enfie a cabeça em uma caixinha para ver melhor as cores de pequenos objetos. Vale a pena.

Se você for dos meus, está curioso para conhecer o espaço - se é que ainda não passou por lá. Anote o endereço: Rua Augusta, 1.360, São Paulo - SP.

Leia as colunas anteriores de Lygia de Luca:

Bela cachoeiras na ilha

Desligue-se do urbano

Se joga


Quem é a colunista: um outro você.

O que faz: escreve, fotografa, dança, pratica yoga, pinta e se aventura.

Pecado gastronômico: chicken tikka masala, açaí e chocolate.

Melhor lugar do mundo: onde eu possa viver como se ninguém estivesse olhando.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.