Guia da Semana



Capital mundial do cinema, Los Angeles se tornou a Meca daqueles que almejam o sucesso na sétima arte. Envolvida numa aura de glamour, a cidade é a segunda maior dos Estados Unidos (Nova Iorque é a primeira) e começou a concentrar empresas da área cinematográfica na década de 50, em sua famosa área de Hollywood. Foi lá que produtores e estúdios, em busca de boas condições climáticas e de luz, se firmaram para rodar filmes.

O principal ponto turístico para quem chega a Hollywood é o letreiro com o nome da cidade. Erguido nos anos 20, quando formava a palavra "Hollywoodland", chegou a quase ser demolido em 1939 devido ao estado de abandono em que se encontrava. Um grupo de doadores, porém, impediu que isso acontecesse e inaugurou, em 1949, a nova atração sem o sufixo "land".

Los Angeles concentra vários centros urbanos em seus arredores, como Santa Mônica (foto) e Long Beach, totalizando 88 cidades na área metropolitana. Moderna e cosmopolita, abriga hotéis e lojas de luxo, mansões, vida noturna agitada e, claro, as praias, que são grandes atrativos para turistas. O local recebe também um número expressivo de imigrantes vindos principalmente do México.

Embora possua uma malha de transportes razoável, as grandes distâncias praticamente forçam os moradores da cidade a andar de automóvel. Para quem for tirar férias, é aconselhável alugar um carro ou usar serviços de táxi para não depender de longas esperas em pontos de ônibus.

A diversão na capital pode estar em passeios pelas famosas Sunset Boulevard, via da cidade que já apareceu várias vezes na telona, pela Rodeo Drive, quarteirão do bairro de Bervely Hills considerado um dos mais caros do mundo. Por lá, as dicas são apreciar a arquitetura e as vitrines de grifes como Chanel e Dior. Outro point é Venice Beach, que recebe diariamente jovens em busca de descanso e diversão.

Os fãs de cinema podem conhecer também a Calçada da Fama, localizada no Hollywood Boulevard. Na avenida fica também o Kodak Theatre, que recebe anualmente a festa mais importante do cinema mundial: cerimônia de premiação do Oscar. O icônico Grauman´s Chinese Theatre (foto) e o Grauman´s Egyptian Theatre estão igualmente no caminho de quem passa por lá. Outra atração relativamente próxima do Hollywood Boulevard é o anfiteatro Hollywood Bowl, que já teve um show dos Beatles.

A Califórnia é também um paraíso para quem gosta de parques temáticos. O mais tradicional, a Disneyland, foi inagurado em 1955 e fica na cidade de Anaheim, próxima a Los Angeles. Dividido em áreas, possui atrações famosas no mundo inteiro, como o Castelo da Bela Adormecida. Ao longo de sua história, mais de 500 milhões de pessoas já visitaram o local. No mesmo estilo há o parque da Universal Studios, o Six Flags, conhecido por suas montanhas-russas, o Sea World, o Knott´s Berry Farm, entre outros.

Fatos sobre Los Angeles
- Cinco aeroportos se localizam na cidade e arredores: Aeroporto Internacional de Los Angeles, Aeroporto Internacional de Ontário, Aeroporto Internacional John Wayne, Aeroporto Bob Hope e Aeroporto Van Nuys.

- Hotéis, bares, casas noturnas e restaurantes internacionais se espalham pela cidade e pela área metropolitana.

- A área em está Los Angeles foi colonizada por espanhóis, por isso vários locais têm nomes desta origem.

- A cidade fica numa área muito vulnerável a terremotos, o mais recente ocorreu em 1994.



Fotos: Getty Images e www.sxc.hu

Atualizado em 6 Set 2011.