
Capital mundial do cinema, Los Angeles se tornou a Meca daqueles que almejam o sucesso na sétima arte. Envolvida numa aura de glamour, a cidade é a segunda maior dos Estados Unidos (Nova Iorque é a primeira) e começou a concentrar empresas da área cinematográfica na década de 50, em sua famosa área de Hollywood. Foi lá que produtores e estúdios, em busca de boas condições climáticas e de luz, se firmaram para rodar filmes.
O principal ponto turístico para quem chega a Hollywood é o letreiro com o nome da cidade. Erguido nos anos 20, quando formava a palavra "Hollywoodland", chegou a quase ser demolido em 1939 devido ao estado de abandono em que se encontrava. Um grupo de doadores, porém, impediu que isso acontecesse e inaugurou, em 1949, a nova atração sem o sufixo "land".

Embora possua uma malha de transportes razoável, as grandes distâncias praticamente forçam os moradores da cidade a andar de automóvel. Para quem for tirar férias, é aconselhável alugar um carro ou usar serviços de táxi para não depender de longas esperas em pontos de ônibus.


A Califórnia é também um paraíso para quem gosta de parques temáticos. O mais tradicional, a Disneyland, foi inagurado em 1955 e fica na cidade de Anaheim, próxima a Los Angeles. Dividido em áreas, possui atrações famosas no mundo inteiro, como o Castelo da Bela Adormecida. Ao longo de sua história, mais de 500 milhões de pessoas já visitaram o local. No mesmo estilo há o parque da Universal Studios, o Six Flags, conhecido por suas montanhas-russas, o Sea World, o Knott´s Berry Farm, entre outros.
Fatos sobre Los Angeles - Cinco aeroportos se localizam na cidade e arredores: Aeroporto Internacional de Los Angeles, Aeroporto Internacional de Ontário, Aeroporto Internacional John Wayne, Aeroporto Bob Hope e Aeroporto Van Nuys. - Hotéis, bares, casas noturnas e restaurantes internacionais se espalham pela cidade e pela área metropolitana. - A área em está Los Angeles foi colonizada por espanhóis, por isso vários locais têm nomes desta origem. - A cidade fica numa área muito vulnerável a terremotos, o mais recente ocorreu em 1994. |
Fotos: Getty Images e www.sxc.hu
Atualizado em 6 Set 2011.