Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Lugar de sujeira é...

Saiba onde cada tipo de lixo deve ser jogado.



A lixeira está cheia? Simples, basta trocar o saquinho e dispensar o anterior na porta de casa, ou outro lugar longe dos seus olhos, certo? Errado. É por causa dessa mentalidade que o despejo de detritos em lugares inapropriados está se transformando em um problema urbano grave, contaminando rios, mares e lençóis freáticos. Além de afetar diretamente a natureza, a prática também vem contribuindo para a disseminação de doenças graves, como leptospirose, dengue e meningite, entre outras.

O Brasil produz diariamente cerca de 170 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, sendo que apenas 140 mil são coletadas. Para piorar, mais de 60% do volume coletado não tem destino final adequado e acaba ficando em espaços abertos, como ruas, parques e em lixões improvisados. Além do lixo doméstico, também existe a estrondosa marca de 70 mil toneladas de resíduos da Construção Civil.

Mudança de atitude

Segundo a ambientalista Dulce Martins, para resolver o problema, é preciso antes de tudo, estabelecer uma reviravolta cultural nos hábitos do brasileiro. "O ideal seria separar o lixo, para a reciclagem, mas o brasileiro ainda não tem essa mentalidade". A especialista explica que o lixo é definido em função de sua utilidade, da disposição final e da relação do mesmo com a saúde. Ou seja, a maioria das pessoas parte da premissa de que dejetos são coisas que não servem mais para serem utilizadas. "Nem tudo que é velho é lixo", avisa.

Seguindo esta filosofia, algumas soluções interessantes vêm sendo encontradas pelo terceiro setor. Instituições educacionais, como o SESI, por exemplo, já realizam um trabalho na área de nutrição, no qual são preparados vários pratos, que além de econômicos, utilizam cascas de legumes e frutas, além de outros alimentos considerados descartáveis, mas que podem ser utilizados para preparação de receitas ricas em nutrientes.

Cada um no seu lugar

Mas apesar das iniciativas do terceiro setor e aumento da conscientização sobre o assunto, é cada vez mais comum ver uma grande quantidade de lixões clandestinos espalhados pelas metrópoles brasileiras. "A prefeitura da cidade deve ser avisada de imediato para buscar as soluções necessárias e limpar o local, antes que ele possa colocar em risco a saúde da população", afirma Dulce.

Outra coisa que a maioria das pessoas não sabem é o que fazer com seus animais de estimação quando eles falecem. "Tem gente que joga em terreno baldio, ou coloca em sacos plásticos, para o lixeiro pegar. O certo é levar para o veterinário, que saberá para onde o corpo será encaminhado", garante a especialista.

Onde jogar

Para contribuir com uma cidade mais limpa e mais qualidade de vida, existem algumas alternativas para se livrar de cada tipo de lixo de maneira consciente. Confira!

Recicláveis - Devem ser separados entre metal, papéis e vidros dos orgânicos. Existem postos de coleta fáceis de encontrar, como super mercados e ONGs. Também é possível chamar catadores para retirarem na própria residência.

Orgânicos - A princípio, todo o lixo orgânico deve ser enviado juntamente com o não reciclável, para aterros sanitários, lixões ou usinas de incineração, onde será deixado para a decomposição. A melhor maneira é separar em sacos plásticos e deixá-lo na rua durante os dias de coleta estipulados pela prefeitura de cada cidade.

O tempo que a natureza levapara decompor alguns dos produtos...
Papel:de 3 a 6 meses
Pano:de 6 meses a 1 ano
Filtrode cigarro: 5 anos
Chiclete:5 anos
Madeirapintada: 13 anos
Nylon:mais de 30 anos
Plásticos- mais de 100 anos
Borracha- indeterminado
Fraldadescartável comum - 450 anos
Pilha-100 a 500 anos
Metal:mais de 100 anos.

Vidro -indeterminado.



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens