Guia da Semana

Foto: Divulgação


Gorros vermelhos, renas, neve de mentira, lojas abarrotadas, jingles, pinheiros, bebês sorridentes, presépios, famílias felizes. Papai Noel por todos os lados. O Natal se aproxima e, mais uma vez, transforma a cidade e a imaginação de seus habitantes.

Alguns dirão que a data agrega valores mercantis mais que humanos. De fato, numa época em que símbolos ganham e perdem sentido na velocidade com que devoramos um cheeseburguer, poucos parecem preocupados em enxergar além das materialidades.

Ainda assim, inevitável e indecifrável, o espírito do Natal se sobrepõe ao ceticismo da metrópole que não dorme. A cada esquina, sentimentos de nostalgia, fraternidade e esperança fazem das ruas de São Paulo em dezembro é uma experiência e tanto.

Talvez sejam as luzes ou os enfeites. Ou as imponentes e cada vez maiores árvores e sequências lineares de pisca-piscas ou até a gentileza estranha dos motoristas nos cruzamentos, a partilhar em harmonia seus preciosos centímetros de asfalto com ciclistas e pedestres.

Ou não, e tudo não passará de um pensamento cheio de boa vontade em cada um de nós, amenizados na frieza da rotina?

O fato é que Papai Noel nos encanta.

E assim, absolvido pela ingenuidade inocente, listo abaixo alguns locais que valem uma visita. Para levar a família e os amigos e acreditar, ao menos por alguns minutos, que uma data pode representar as mudanças que buscamos.

A começar pela árvore de Natal do Parque do Ibirapuera, a maior já construída em São Paulo, com 75 metros de altura e mais de um milhão de micro lâmpadas. Nos fins de semana, sempre às 20h30, há uma cerimônia com luzes sincronizadas, neve e show pirotécnico, que valem a pena conferir.

Muitos outros locais e vias públicas ganharam decoração especial. Destaque para as avenidas Pacaembu, Brigadeiro Faria Lima, Braz Leme e Morumbi, além das ruas Normandia, em Moema, e Gabriel Monteiro da Silva, no Jardim Paulista, dentre outras.

Museu do Ipiranga, Vale do Anhangabaú e Pátio do Colégio também receberam tratamento especial e adicionam graça ao imaginário coletivo.

A Avenida Paulista, como sempre, é um show à parte. Arranjos e luminárias enfeitam os canteiros centrais, compondo o cenário com os projetos dos prédios da FIESP, do Center 3 e do Conjunto Nacional.

Ali, algumas instituições bancárias também prepararam surpresas. O Bank Boston, na esquina da Paulista com a Rua Ministro Rocha Azevedo, traz o já tradicional presépio e o Papai Noel, embalados por um coral de crianças e show de fogos aos fins de semana. Real, Bradesco e Itaú também enfeitaram suas agências na grande avenida.

Quem se interessar em conhecer melhor cada um destes programas pode conferir o Turismetrô de Natal, um roteiro especialmente preparado pelo Metrô de São Paulo para levar os visitantes aos pontos mais badalados. Até 3 de janeiro, com saídas na estação Sé, aos domingos, às 9h e às 14h, e custo de R$ 7,65.

Há muitas outras festas e locais que merecem nota, especialmente dentro dos bairros, longe do centro. Cuidados com as ruas, casas e bens públicos que, além de enfatizar o espírito de Natal e embelezar a cidade, nos aproximam de uma atuação cívica, ativa e consciente sobre a cidade que é nossa.

Passeios simples, aparentemente pouco elaborados, mas que mexem com o que há de mais belo e verdadeiro nas pessoas. Garantia de diversão para as famílias e as crianças. Especialmente aquelas que carregamos dentro de nós.

Um feliz e iluminado Natal a todos!

Quem é o colunista: Rafael Martins Gregório.

O que faz: Jornalista, músico, advogado e escritor.

Pecado Gastronômico: Pizza, chocolate, sorvete. Guloseimas exóticas em geral.

Melhor lugar do mundo: Minha cama e um colinho bom.

Fale com ele: rafaelmgregorio @gmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.