Guia da Semana
Viagens
Por Marco Sá

Mais de 50 casas temáticas ocupam o Rio durante as Olimpíadas

Do Japão ao México, saiba o que vai rolar durante os Jogos na Cidade Maravilhosa.

O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema (Divulgação)

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a Cidade Maravilhosa estará lotada de turistas estrangeiros e de outros Estados, promovendo um grande intercâmbio cultural.

Da gastronomia à música, são 52 hospitality houses espalhadas por diversos cantos da Cidade, entre países e marcas patrocinadoras: Centro (12), Barra da Tijuca (14) e Zona Sul (26) e serão divididas em duas categorias: abertas (25), com acesso ao público em geral; e fechadas (27), voltadas para autoridades, Família Olímpica, atletas e convidados, como é o caso dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália e Canadá. Das casas abertas ao público, a maioria terá entrada gratuita. As exceções são o Club France (França), Casa da Holanda, Casa do Catar e Casa da Jamaica.

Confira as atrações por região:

Centro

Austrália - Casa da Austrália

Organizado pela Comissão Australiana de Comércio e Investimentos (Austrade), o local terá exposição fotográfica sobre inovações australianas, experiências de turismo em realidade virtual 360° e seminários de educação para quem deseja estudar no país. Além disso, a Casa da Austrália mostrará um pouco da vida Down Under (gíria utilizada para os países localizados “embaixo”, da Grã-Bretanha).

Onde: Centro de Convenções Bolsa do Rio - Praça XV de Novembro, 20, Térreo - Centro
Quando: 6 a 12 de agosto, 11h às 19h

Brasil - Casa Brasil

Referência do Governo Federal durante a realização dos Jogos, o espaço - próximo ao Boulevard Olímpico - tem como objetivo fortalecer a imagem do país. Na Casa Brasil, os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas.

Onde: Via Expressa (Antiga Avenida Rodrigues Alves), 10 - Armazém 2 - Píer Mauá - Gamboa
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro, 10h às 20h

Colômbia - Casa Colômbia Rio 2016

A Casa dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó.

Onde: Praça Marechal Âncora, 95 - Praça XV - Centro
Quando: 4 a 21 de agosto e 5 a 18 de setembro, 10h às 20h

Coreia do Sul - Korean Expo 2016

Com apresentações de K-Pop (a música pop coreana), comidas típicas e personagens famosos do país asiático, a Korean Expo também promoverá produtos nativos nas indústrias de moda, beleza e também hospitalar.

Onde: Centro de Convenções Sulamérica - Rua Paulo de Frontin, 1 - Cidade Nova
Quando: 11 a 13 de agosto, 9h às 18h

Finlândia - Casa da Finlândia

Apresentando a tradição do país europeu, na Casa da Finlândia os visitantes também terão a oportunidade de visitar o Papai Noel.

Onde: Rua Visconde de Itaboraí, 78 - Centro
Quando: 13, 14 e 20 de agosto, 10h às 18h; 21 de agosto, 10h às 16h

Japão - Culture & Tokyo in Rio

Uma das duas Casas do país asiático no Rio (a outra é na Barra da Tijuca), o local apresentará um programa desenvolvido por artistas japoneses. Haverá projetos como "Turn", com direção de Katsuhiko Hibino, uma mostra de obras e workshops feita por japoneses e brasileiros a partir de sua atuação em instituições de assistência social no Brasil.

Onde: Praça XV de Novembro, 48 - Centro - Paço Imperial
Quando: 18 de agosto a 7 de setembro, 12h às 19h (fechado às segundas-feiras)

Estados Unidos - NBA House

Um dos espaços de convivência dos EUA, a NBA House será o espaço temático da liga de basquete norte-americana. Com cerca de 3 mil metros quadrados, a NBA House espera receber mais de 50 mil pessoas durante os dez dias de funcionamento, que encontrarão mascotes, atletas e lendas da NBA, além de ver de perto o Troféu Larry O’Brien (taça entregue aos campeões). Além disso, os fãs vão participar de desafios, concorrendo a brindes oficiais e prêmios exclusivos.

Onde: Armazém da Utopia - Boulevard Olímpico - Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves) - Cais do Porto.
Quando: 12 a 21 de agosto, 10h às 20h

Portugal - Casa de Portugal Rio 2016

Na Ilha das Cobras, a Casa de Portugal será dentro do Navio Escola de Sagres, atracado no cais da Marinha do Brasil. O espaço contará um pouco da história do país, encontrando, em vários momentos, com a brasileira.

Onde: Ilha das Cobras
Quando: 3 a 22 de agosto, 10h às 23h

Barra da Tijuca

Casa da África

Uma das maiores dos Jogos, a Casa da África estará no CasaShopping. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais. Cerca de 30 mil pessoas devem visitar o espaço.

Onde: CasaShopping - Avenida Ayrton Senna, 2150
Quando: 5 a 21 de agosto - 14h às 22h

Eslováquia

Onde: Le Monde Office - Avenida das Américas, 3.500

Japão - Tokyo 2020

Próxima cidade a sediar os Jogos Olímpicos, Tóquio será representada na Casa Japão - Tokyo 2020, segundo espaço de convivência do país asiático. Prezando pela Omotenashi - hospitalidade japonesa -, a Casa recepcionará atletas, familiares e todos os visitantes que desejarem ter a renomada experiência.

Onde: Cidade das Artes - Avenida das Américas, 5300
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 12h às 20h (7 de agosto e 17 de setembro apenas por convite)

República Tcheca - Casa Tcheca

Contando a história do país, com informações sobre a educação, cultura e ciência, a Casa Tcheca também terá degustação de comida e cerveja local, além de comemorações dos atletas.

Onde: Avenida das Américas, 3434
Quando: 5 a 21 de agosto, 11h à 0h

Zona Sul

Alemanha - OliAle

A Casa da Alemanha na Praia ficará ao lado do Canal do Jardim de Alah, expondo o lado moderno, festivo e multicultural do país. Com informações sobre arte, cultura, tecnologia, música, gastronomia típica e exposições, a OliAle também terá atividades esportivas e lúdicas, além da transmissão ao vivo das competições esportivas.

Onde: Praia do Leblon (Em frente ao n. 12 da Avenida Delfim Moreira)
Quando: 4 de agosto a 18 de setembro - 14:30 às 21:30

Áustria - Casa da Áustria Rio 2016

Com base montada no clube Botafogo Futebol e Regatas, a Casa da Áustria é um convite para conhecer a cultura e hospitalidade austríacas, incluindo músicas típicas e especialidades culinárias.

Onde: Avenida Venceslau Brás, 72 - Botafogo
Quando: 5 a 21 de agosto, 10h às 23h

Catar

País sede da Copa do Mundo em 2022, o Catar montará uma base na antiga Casa Daros, apresentando sua história, música e gastronomia. O espaço simula um "souq", mercado típico do país, com pintura de hena, caligrafia árabe e sanduíches.

Onde: Rua General Severiano, 159 - Botafogo

Dinamarca - O Pavilhão Dinamarquês em Ipanema

Com formas geométricas exuberantes, a casa da Dinamarca terá exibições interativas e experiências originais. Além disso, o espaço terá festas com DJs e shows noturnos, e bicicletas dinamarquesas em exposição, com uma casa de brinquedo para crianças.

Onde: Praia de Ipanema - Posto 10 (Próximo ao Praia Ipanema Hotel)
Quando: 2 a 21 de agosto, 11h às 22h

Espanha

Onde: Instituto Cervantes - Rua Visconde de Ouro Preto, 62 - Botafogo

França - Club France

Projeto oficial do Comitê Francês, as principais competições serão transmitidas através de telões e será oferecido ao público uma praça de alimentação com food trucks de culinária francesa. Durante oito noites o Picadeiro Armando de Alencar será transformado numa pista de dança para receber 2 mil convidados e um DJ francês. Além disso, comemorações das medalhas conquistadas pelas equipes francesas acontecerão no local, onde o público poderá conhecer os atletas. O estande do departamento de turismo da França terá a demonstração de algumas cidades famosas do pais reconhecido pela produção de vinhos e champanhe de alta qualidade. A entrada custa R$ 20.

Onde: Sociedade Hípica Brasileira - Avenida Borges de Medeiros, 2448 - entrada pela Lagoa Rodrigo de Freitas
Quando: 5 a 21 de agosto, 12h às 2h

Grã Bretanha - British House

A British House terá entrada limitada a pessoas registradas e ficará no Parque Lage. Para visitar, é necessário registrar-se no site para demonstrar interesse. O espaço será uma base para os atletas e também oferecerá um programa cultural e de negócios.

Onde: Rua Jardim Botânico, 414 - Jardim Botânico
Quando: 5 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro, 9h às 22h

Holanda - Holland House 2016

Planejados por Casper Reinders (respeitado empreendedor holandês no ramo do entretenimento) e Thijs Murré (ilustre designer de interiores também holandês), os ambientes da casa têm em seu design uma combinação da cultura, hábitos e comportamentos locais e uma homenagem aos heróis holandeses do esporte. A Holland House contará com práticas esportivas, como natação, basquete, futebol e vôlei de praia, além de aulas de stand-up paddle e bootcamp na praia de Ipanema. Ao anoitecer, os visitantes poderão vivenciar o jeito “Holandês” de comemorar as conquistas de seus atletas e festejar com a presença de artistas e DJs holandeses. A chamada Fanzone, parte externa da casa, oferecerá diversas opções de bares e restaurantes como Bakery Cafécom cafés, sucos, iogurtes e frutas frescas. O bar principal ficará no primeiro andar e será cercado por uma varanda com vista deslumbrante. Os ingressos poderão ser adquiridos pelos sites www.hollandhouse.com.br ou www.hollandhousetickets.com.br e custarão o valor em reais equivalente a 45 euros

Onde: Clube Monte Líbano - Avenida Borges de Medeiros, 701 - Leblon
Quando: 5 a 21 de agosto, 11h à 1h

Jamaica - Casa da Jamaica

Onde: Praça Santos Dumont, 31 - Restaurante Prado Grill - Gávea

Panasonic - Panasonic Stadium of Wonders

Com exibição de um curta chamado Stadium of Wonders, os visitantes poderão conhecer diversas tecnologias de ponta e ainda apreciar conteúdos sobre os Jogos.

Onde: Anfiteatro do Morro da Urca
Quando: 7 a 21 de agosto, 10h às 20h

PyeongChang - Casa PyeongChang

No Leme, a Casa PyeongChang dará aos visitantes a oportunidade de experimentar esportes de inverno através da realidade virtual. Já no palco exterior, em frente à praia, haverá degustação de comida coreana, performances de K-Pop, Taekwondo, música clássica coreana e break dancing.

Onde: Quiosques QL03 e QL04 - Avenida Atlântica - Praia de Copacabana (Leme)
Quando: 4 a 21 de agosto e 7 a 18 de setembro

Suíça - Baixo Suíça

Sucesso durante a Copa, o Baixo Suíça foi o nome carioca que recebeu a House of Switzerland, gerenciada pela Presença Suíça. O centro de convivência suíço terá uma série de atrações gratuitas, como patinação no gelo, cabine giratória de teleférico e um globo de neve gigante, além de diversos convidados, incluindo a Miss Suíça 2016, Laurianne Sallin, e o cantor suíço-brasileiro Marc Sway, que fará um setlist com músicas dos dois países. Cerca de 100 atletas suíços, de 25 esportes, são esperados na casa, depois das competições, para confraternizar com o público e os demais competidores. Entre os destaques, estão dois dos maiores tenistas da história do esporte: Roger Federer e Martina Hingis.

Onde: Campo de Beisebol - Avenida Epitácio Pessoa, s/n - Lagoa
Quando: 1º de agosto a 18 de setembro, 11h às 23h


Por Marco Sá

Atualizado em 4 Ago 2016.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens