Guia da Semana

Foto: Getty Images


Imagine percorrer um país que possui mais de cem mil monumentos históricos e que é testemunha do nascimento da civilização moderna. Assim é a Itália, um dos países mais visitados do mundo e que oferece ao turista praias maravilhosas à beira do Mar Mediterrâneo e montanhas geladas, como as localizadas no norte.

Se optar por Roma, a Cidade Eterna, prepare-se para andar e ficar de boca aberta diante de tantos monumentos e obras de arte a céu aberto. Você também encontrará muitas fontes encantadoras, cafés charmosos para tomar um autêntico espresso e sorveterias que oferecem gelattos de dar água na boca.

Roma abriga o Coliseu, símbolo do Império Romano, também conhecido como Anfiteatro Flaviano. Está localizado bem no centro da cidade e abriga cerca de 50 mil pessoas em uma estrutura espetacular, com 48 metros de altura. Embora em ruínas, é possível voltar ao passado e ver como aconteciam os jogos romanos, com os famosos gladiadores. A visita vale a pena, mesmo porque o Coliseu é uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Próximo ao Coliseu, depois de passar pelo Arco de Constantino, está o Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma. Segundo a lenda, o Palatino está ligado à fundação da cidade, pois Rômulo teria edificado sobre esse monte. Tem 70 metros de altura e abriga o Fórum Romano e o Circo Máximo. É um grande museu ao ar livre para ser visitado durante o dia. No local ainda é possível ver ruínas das casas de poderosos do império romano, como César Augusto, Tibério e Domiciano.

Não deixe de visitar também as famosas piazzas, como a Navona, uma das mais célebres da cidade, com os cartões postais: Fontana de Nettuno e Fontana del Moro. Depois de ver tanta beleza, tome fôlego, compre um gelatto de ciocolatto e vá para a Fontana de Trevi, a maior e mais ambiciosa fonte barroca da Itália.

A fonte foi construída no cruzamento de três estradas, marcando o ponto final Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade de Roma. Prepare-se para encontrar centenas de pessoas encantadas com a beleza da fonte. E com paciência, você conseguirá jogar uma moeda, pois reza a lenda de que ao fazer isso o turista voltará à Roma rapidamente.

Outro ponto turístico imperdível é o Panteão de Agripa, único edifício da época greco-romana que ainda está em perfeito estado de conservação. Inicialmente, era um templo dedicado aos deuses do panteão romano e, desde o século 7 é uma igreja cristã. Em seu interior você poderá ver a cúpula e o óculo, que ficou ainda mais famoso depois do livro de Dan Brow, Anjos e Demônios. Certamente você ficará impressionado com a arquitetura do local.

Prepare-se também para continuar espantado com tanta beleza no Vaticano, o menor de todos os estados independentes, localizado ao norte de Roma. Católico ou não, ele merece ser visto, pois é um país dentro de outro. Você está andando pelas ruas romanas e, de repente, se depara com a grandeza da Praça de São Pedro. Se der sorte, ainda assistirá a uma missa realizada pelo papa, mas se seu objetivo for admirar as obras de arte, escolheu o lugar certo.

A Basílica de São Pedro deixa qualquer turista impressionado, mesmo depois de enfrentar fila para entrar. Fique atento para a Pietá, esculpida por Michelângelo. Além disso, embaixo do altar principal está o túmulo de Pedro, um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, crucificado e queimado no ano de 67 d.C.

E não deixe de visitar a Capela Sistina, erguida entre 1475 e 1483, durante o pontificado do Papa Sisto IV. Belíssima e encantadora, a capela é uma obra de arte impressionante. Entre e sinta a beleza da construção, pintada por Michelângelo. Passeie também pelos Museus do Vaticano, certamente você não se arrependerá.

Aliás, Roma nunca traz arrependimento, muito pelo contrário, dá ainda mais vontade de voltar. Dedique no mínimo cinco dias para a cidade, pois as atrações são muitas: Piazza Venezia, Castelo de Sant'Angelo, centenas de igrejas, além de cidades próximas e que merecem ser vistas. Uma delas é Frascati, localizada a quarenta minutos de Roma, famosa não só por seu vinho, mas pelo seu gelatto. Os romanos costumam ir até ela nos fins de semana e curtirem o dolce far niente.

Quem é o colunista: Roberto Haro Nedelciu, 47 anos, engenheiro, diretor da Raidho

O que faz: Empresário, largou a engenharia para se dedicar a sua empresa

Pecado gastronômico: Algumas comidas da cozinha asiática, principalmente a tailandesa, e chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Fortaleza

Melhores lugares no Mundo: Escócia e Egito

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.