Guia da Semana

Foto: José Carlos Santana
Lagoa Juparanã

A 130 km da capital Vitória, Linhares é o maior município do Espírito Santo em extensão territorial e possui a maior faixa litorânea. Porém, o que mais se encontra no município não são praias. Lagoas, parques e reservas florestais dão o tom natural da cidade. E não se esqueça de degustar um mamão, pois a cidade é a maior exportadora da fruta no Brasil.

Além da reserva dos Goytacazes, outra se destaca ainda mais. Com nada menos do que 22 hectares, está localizada ali uma Reserva Florestal da Companhia Vale do Rio Doce. Ali há um museu sobre a Mata Atlântica, além dos projetos para recuperação da floresta. A Praça do Cajueiro é a central da reserva, onde se encontram algumas das mais de 50 milhões de mudas do local. O funcionamento é das 7h30 às 15h30 e o visitante tem sete opções de trilha com guias caso deseje se aventurar nas árvores.

O município é atravessado pelo Rio Doce e tem suas ruas planejadas e amplas. Dentro da cidade, o principal ponto turístico é a Lagoa Juparanã, uma das 69 existentes ali. Porém, esta lagoa é especial por ter 36 km de extensão (a segunda maior do Brasil) e ser a maior do país em volume de água doce. É propícia para esportes náuticos, pesca e lazer. Outras duas lagoas de destaque são a Lagoa Nova e a Lagoa do Meio.

Na praia de Regência está a Reserva Biológica de Comboios, a base do Projeto Tamar no Espírito Santo, feito pelo Ibama para proteger as tartarugas marinhas. No Museu do Tamar, com entrada gratuita, dá para conhecer quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil. As outras praias interessantes da região são Pontal do Ipiranga, Povoação (ideal para surfar) e Degredo.

Já a Praia de Barra Seca, 60 km ao norte da sede do município, também pode ser aproveitada, só que com um detalhe: para entrar lá, somente se for sem roupa. Ela é a única praia oficial de naturismo do Espírito Santo. A praia está em uma ilha e o acesso é por barcos no Rio Ipiranga.

Caso esteja no caminho para a vizinha Bananal, não deixe de se banhar no caminho na Cachoeira Angeli, rodeada de muito verde. Está a 55 km do centro.

Pontos históricos e culturais

O local mais antigo da região é a Praça 22 de Agosto, onde está localizada a primeira igreja da cidade, a Igreja Velha, construída em 1857. Andando em volta dela se vê a Antiga Casa da Câmara e a Ponte Getúlio Vargas. Para compra de artesanato, o melhor lugar é o próprio centro, na Casa do Artesão, onde são expostos trabalhos da população local. Outros pontos turísticos são a Praça e Casa de Joaquim Calmon, ex-prefeito de Linhares.

Onde ficar*

Hotel e Churrascaria Los Pagos
Rodovia BR 101, Km 144 - Bairro Palmital
Telefone: (27) 2103-2900
Diária para o casal a partir de R$ 69,00 com café da manhã.

Treviso Apart Hotel
Av. Presidente Getúlio Vargas, 685 - Centro
Telefone: (27) 3373-4333
Diária para o casal a partir de R$ 125,00 com café da manhã.

*Valores referentes a 2008 e sujeitos a alterações

Como chegar

Chega-se em Linhares pela rodovia BR-101, em boas condições, saindo de Vitória. São 130 km da capital capixaba, cerca de 600 km do Rio de Janeiro e 1000 km de São Paulo.

Fotos cedidas pela Secretaria de Comunicação de Linhares

Atualizado em 6 Set 2011.