Guia da Semana

Ao pensar em Europa, imediatamente vêm à cabeça do viajante museus, paisagens antigas e agitação cultural. No entanto, o continente tem muito mais a oferecer. Por exemplo, mais de 113.700 quilômetros de litoral. É chegado o verão no hemisfério norte.

Basicamente, cada país litorâneo tem sua região mais badalada, com variadas opções de hotéis, passeios e atividades extra-praia. As altas temperaturas são sinônimo de muita gente junta na Europa. Por isso, vá com o coração aberto para aventuras e contato com pessoas das cidades vizinhas e turistas do mundo inteiro. Veja algumas opções.



Costa do Estoril, Portugal:
Ponto mais ao ocidente do continente e banhado pelo Atlântico, a Costa do Estoril é um dos principais destinos internos dos europeus. Formada por quatro cidades (Estoril, Cascais, Carcavelos e Guincho), a região mistura ar retrô e aventura. Entre as décadas de 1930 e 1950, Estoril ficou famosa por receber todo o tipo de exilado político, agentes secretos e monarcas destronados numa Europa em convulsão. O Casino de Estoril, na Praia do Tamariz, é até hoje um marco dessa época. Mas há também cantos paradisíacos, como a Praia do Abano, acessível após rampas e dunas. O visual compensa.

Como chegar:
Lisboa, que dispõe de Aeroporto Internacional, é a porta de entrada para a região. Estradas bem sinalizadas em percursos a menos de duas horas garantem a chegada à Estoril e demais cidades.

Golfo de Anatólia, Turquia:
Conhecida por ser a ponte entre Europa e Ásia, a Turquia tem ganho cada vez mais destaque nos roteiros turísticos. E não é só a capital Istambul, com a bela Haiga Sofia e suas casas de banho. A sudoeste, o golfo de Anatólia reúne diversas cidades, como Belek, que concentra os melhores resorts e campos de golfe do país, e Antalya, um dos principais portos da Turquia. Além das belas praias, Antalya destaca-se ainda por concentrar as ruínas mais antigas da região.

Como chegar:
Antalya possui um aeroporto de médio porte, voltado para o público interno. A opção então é fazer conexão a partir do Aeroporto Internacional de Ataturk, na capital Istambul, ou de lá pegar as estradas para o litoral.



Ilha de Rügen, Alemanha:
A fria e sisuda Alemanha também tem seu balneário. Na Pomerânia, ao Nordeste do país, as praias do mar Báltico são ideais para quem gosta de tranquilidade. Coroando a região, a Ilha de Rügen, a maior das (poucas) ilhas alemãs. Uma ponte liga o continente à Ilha, com 574 Km de costa, lagos, pradarias, castelos e praias de areia fina. Entre os destaques, a cidadela de Binz, na ponta leste da Ilha, um dos melhores destinos apontados por um site de turismo europeu para este verão.

Como chegar:

O aeroporto de grande porte mais próximo fica na cidade de Rostock, a 90km de distância de Stralsund, de onde parte a estrada para a Ilha, além de balsas.

Costa Amalfitana, Itália:
Povo expansivo e o melhor da gastronomia à beira-mar? Estamos falando da Costa Amalfitana, região tão bela que é tombada pela Unesco como patrimônio mundial. Suas casas escarpadas nos rochedos e falésias apaixonam os turistas, fazendo do local cenário para vários filmes, como O Talentoso Ripley. O passeio começa em Sorrento, ainda no golfo de Nápoles, mas que comunga da mesma atmosfera. Depois, siga pelas cidadelas de Positano, Amalfi, Maiori e Minori até chegar à cidade de Salerno.

Como chegar:
A cidade central mais próxima é Nápoles, que dispõe de Aeroporto Internacional, além de várias linhas de trem e estradas para as cidades da Costa.

Atualizado em 6 Set 2011.