Guia da Semana

Conhecer outras culturas, aprender uma nova língua e visitar paisagens incríveis é um sonho que boa parte dos brasileiros tem concretizado. A prova disso é que, de acordo com uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais, o número de estudantes brasileiros que fizeram intercâmbios no exterior é seis vezes maior do que o encontrado dez anos atrás.

Mas quando chega a hora de escolher o destino, a coisa complica. São tantas as opções ao redor do mundo que podem fazer você ficar bastante indeciso. Por isso, o Guia da Semana separou uma lista com os melhores destinos para intercambistas brasileiros.

Depois de escolher o que mais se encaixa com as suas preferências, é só fazer as malas e se jogar no mundo! Confira:

Canadá

A facilidade para obter visto aliada à segurança, hospitalidade e, principalmente, custos menores em relação a outros destinos fazem do Canadá um dos países favoritos dos brasileiros que estudam no exterior. Entre as cidades mais procuradas, estão Toronto e Montreal – que tem como primeira língua o francês. Em 2013, a estimativa é de que mais de 50 mil estudantes brasileiros tenham visitado o país.

Reino Unido

Mesmo relativamente mais caro que a maioria dos destinos, o Reino Unido acolhe mais de 100 mil estudantes estrangeiros todos os anos. Além disso, possui 18 universidades entre as melhores do mundo. A capital, Londres, é o destino mais procurado entre os brasileiros, mas cidades como Brighton e Cambrigde também estão entre as preferidas.

Espanha

Cidades da Espanha têm se mostrado como as preferidas por brasileiros que querem aprender o espanhol. É o que mostra um estudo realizado em 2010 pelo Observatório Turístico da Comunidade Valenciana, 33% dos brasileiros com esse objetivo escolhem a Espanha. Além disso, as cidades espanholas abrigam algumas das melhores universidades do mundo, como a Universidade de Navarra, o que explica a vontade de todos os anos mais de 250 mil estudantes estrangeiros quererem receber um certificado de lá.

Estados Unidos

O Brasil é o 11º país que mais envia estudantes para os Estados Unidos, com aproximadamente 11 mil matriculados em 2013. O país norte-americano ainda abriga mais de 800 mil estudantes estrangeiros todos os anos, o que mostra a preferência dos jovens por esse destino. Entre os melhores destinos estão Nova York, Los Angeles e San Diego.

Irlanda

Não é nada difícil encontrar brasileiros pelas ruas de Dublin. Isso porque, com a facilidade na obtenção do visto e com pacotes mais baratos do que a maioria dos outros países que têm o inglês como idioma, a Irlanda se tornou um destino bastante escolhido. Segundo um portal de informação pública do país, entre os 34 mil estudantes estrangeiros que vivem nas principais cidades (Dublin e Galway), 4 mil são brasileiros.

África do Sul

Mesmo não sendo a primeira opção de destino de muitos brasileiros, cidades da África do Sul são bastante atrativas para quem quer aprender um novo idioma. Fazer um curso de inglês na Cidade do Cabo, por exemplo, custa bem menos do que nos principais destinos, como Nova York ou Londres, graças à valorização do real em comparação com a moeda local.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 17 Abr 2014.