Guia da Semana

Passear pelas ruas de Brasília já é sinônimo de visitação a um museu de arte moderna a céu aberto, isso devido a arquitetura dos seus prédios, esculturas de artistas ao alcance de todos, jardins assinados por grandes nomes, as bolas de metais coloridos encontradas em alguns pontos e o grafiato, tradição local.

Entre os melhores museus e espaços culturais da cidade, destacam-se: Conjunto Cultural da República, com o Museu e a Biblioteca Municipal; Museu do Catetinho, a residência de Juscelino Kubitschek na época da construção de Brasília; Museu de Valores do Banco Central, onde se encontra a menor moeda do mundo e a maior pepita de ouro encontrada no Brasil; Museu Nacional dos Correios, com a História Telegráfica, Postal e a Filatelia; Memorial JK, mostrando a história do presidente e o Memorial dos Povos Indígenas, mostrando a riqueza da cultura indígena.

Confira nossa seleção com o melhor do museu nacional

Conjunto Cultiral da República

É formado pelos prédios da Biblioteca e do Museu Nacional. Projetado por Oscar Niemeyer, o Museu possui uma rampa de entrada que remete a uma nave espacial e uma curva futurística ligando os dois andares do prédio. É onde acontecem seminários, mostras de artistas renomados, palestras, exibições de filmes e outros eventos. A biblioteca fica ao lado do museu e oferece salas para estudo e biblioteca digital.

Setor SDC, - (61) 3325-5220 Leia mais

Museu do Catetinho

Também projetado por Oscar Niemeyer, foi construído em apenas dez dias para que o presidente J.K. tivesse onde se hospedar ao visitar a construção de Brasília.Conhecido como o Palácio de Tábuas, é o mais distante de todos os outros museus, monumentos e pontos turísticos.

Quadra SMPW Quadra 20, KM 0 - (61) 3338-8694 Leia mais

Museu de Valores do Banco Central

Com exposições temporárias e permanentes, mantém serviço de atendimento a pesquisas, desenvolve programas com escolas e promove exposições itinerantes.
Em seu acervo encontram-se moedas, cédulas, peças, documentos e curiosidades nacionais e internacionais, relacionadas ao contexto histórico do valor monetário.

SBS, Quadra 3, Bloco B-1, - (61) 3414-2093 Leia mais

Museu Nacional dos Correios

Possui uma enorme coleção de selos (grande atrativo para os colecionadores) e guarda a primeira carta de Pero Vaz de Caminha, além de grande diversidade de objetos curiosos.
São cinco andares destinados às exposições e um auditório, com capacidade para 100 pessoas, para apresentações teatrais, musicais e exibições cinematográficas.

Quadra SCS Quadra 4, 256, Bloco A Leia mais

Memorial JK

Projetado por Oscar Niemeyer, homenageia o criador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Possui o Mausoléu com os restos mortais do presidente. O Museu guarda documentos e peças mostrando as principais fases da sua vida e a Casa da Cultura, com programação que mantém vivas as características de sua personalidade: dinamismo, idealismo e preocupação cultural.

Esplanada da Torre, - (61) 3225-9451 Leia mais

Memorial dos Povos Indígenas

Obra de Oscar Niemeyer em forma de espiral, o prédio lembra uma habitação indígena (maloca) das tribos Yanomami. Retrata a diversidade cultural dos índios e conta em seu acervo com móveis, instrumentos musicais e a riqueza da arte indígena.

Eixo Monumental Oeste, s/n - (61) 3342-1157 Leia mais

Atualizado em 21 Ago 2013.