Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Melhores museus em Brasília

Separamos para você um roteiro com os melhores museus em Brasília.

Guardando tesouros nacionais, os museus em Brasília contam a história do nosso país (Divulgação)

Passear pelas ruas de Brasília já é sinônimo de visitação a um museu de arte moderna a céu aberto, isso devido a arquitetura dos seus prédios, esculturas de artistas ao alcance de todos, jardins assinados por grandes nomes, as bolas de metais coloridos encontradas em alguns pontos e o grafiato, tradição local.

Entre os melhores museus e espaços culturais da cidade, destacam-se: Conjunto Cultural da República, com o Museu e a Biblioteca Municipal; Museu do Catetinho, a residência de Juscelino Kubitschek na época da construção de Brasília; Museu de Valores do Banco Central, onde se encontra a menor moeda do mundo e a maior pepita de ouro encontrada no Brasil; Museu Nacional dos Correios, com a História Telegráfica, Postal e a Filatelia; Memorial JK, mostrando a história do presidente e o Memorial dos Povos Indígenas, mostrando a riqueza da cultura indígena.

Confira nossa seleção com o melhor do museu nacional

Conjunto Cultiral da República

É formado pelos prédios da Biblioteca e do Museu Nacional. Projetado por Oscar Niemeyer, o Museu possui uma rampa de entrada que remete a uma nave espacial e uma curva futurística ligando os dois andares do prédio. É onde acontecem seminários, mostras de artistas renomados, palestras, exibições de filmes e outros eventos. A biblioteca fica ao lado do museu e oferece salas para estudo e biblioteca digital.

Setor SDC, - (61) 3325-5220 Leia mais

Museu do Catetinho

Também projetado por Oscar Niemeyer, foi construído em apenas dez dias para que o presidente J.K. tivesse onde se hospedar ao visitar a construção de Brasília.Conhecido como o Palácio de Tábuas, é o mais distante de todos os outros museus, monumentos e pontos turísticos.

Quadra SMPW Quadra 20, KM 0 - (61) 3338-8694 Leia mais

Museu de Valores do Banco Central

Com exposições temporárias e permanentes, mantém serviço de atendimento a pesquisas, desenvolve programas com escolas e promove exposições itinerantes.
Em seu acervo encontram-se moedas, cédulas, peças, documentos e curiosidades nacionais e internacionais, relacionadas ao contexto histórico do valor monetário.

SBS, Quadra 3, Bloco B-1, - (61) 3414-2093 Leia mais

Museu Nacional dos Correios

Possui uma enorme coleção de selos (grande atrativo para os colecionadores) e guarda a primeira carta de Pero Vaz de Caminha, além de grande diversidade de objetos curiosos.
São cinco andares destinados às exposições e um auditório, com capacidade para 100 pessoas, para apresentações teatrais, musicais e exibições cinematográficas.

Quadra SCS Quadra 4, 256, Bloco A Leia mais

Memorial JK

Projetado por Oscar Niemeyer, homenageia o criador de Brasília, Juscelino Kubitschek. Possui o Mausoléu com os restos mortais do presidente. O Museu guarda documentos e peças mostrando as principais fases da sua vida e a Casa da Cultura, com programação que mantém vivas as características de sua personalidade: dinamismo, idealismo e preocupação cultural.

Esplanada da Torre, - (61) 3225-9451 Leia mais

Memorial dos Povos Indígenas

Obra de Oscar Niemeyer em forma de espiral, o prédio lembra uma habitação indígena (maloca) das tribos Yanomami. Retrata a diversidade cultural dos índios e conta em seu acervo com móveis, instrumentos musicais e a riqueza da arte indígena.

Eixo Monumental Oeste, s/n - (61) 3342-1157 Leia mais


Atualizado em 21 Ago 2013.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens