Guia da Semana

Fotos: divulgação

No embalo frenético do trabalho ou da rotina familiar, muitas vezes deixamos nossa saúde física e mental de lado. E geralmente só percebemos isso quando chega o estresse, o cansaço e, claro, alguns quilinhos a mais. Quando percebemos esses sintomas, talvez seja a hora de recarregar as baterias, nem que seja por um curto período, com alguma atividade que ofereça o mínimo de descanso para o corpo e a alma.

Nesses momentos alguns preferem o contato com a natureza. Outros buscam conforto na paz espiritual. E há ainda os que não abrem mão de técnicas de massagens, banhos terapêuticos e meditação. Foi pensando nisso que o Guia da Semana selecionou alguns lugares para você entrar em contato com seu "Eu" interior, com opções que vão desde templos de meditação até os melhores Spas do Brasil. Inspire, expire e confira as opções abaixo.

Meditar é preciso

Agregando religiões milenares, os templos orientais são cada vez mais procurados por todo o tipo de pessoas, que lá encontram a união perfeita entre a natureza e a renovação de energia. "Pretendemos passar um pouquinho dos ensinamentos orientais para acrescentar na rotina diária de cada um, independente de sua religião", diz a mestre budista Miao Shanji.


Templo Zu Lai

O Templo Zu Lai, em Cotia (São Paulo), é o maior monastério da América Latina. Com raízes no Budismo Mahayana, o local trabalha através das quatro estâncias básicas da vida: cultura, educação, beneficência social e purificação espiritual. Lá, é possível fazer cursos de filosofia budista, língua chinesa, violão, canto e culinária vegetariana.

Endereço: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1.461, Cotia - SP.
Tel.: (11) 4612-2895.

Solo Sagrado

Às margens da represa Guarapiranga, em São Paulo, encontra-se o Solo Sagrado. A presença do verde, das cachoeiras, alamedas floridas e pedras ornamentais possibilitam uma reflexão profunda no meio da Natureza. Fundado pelos membros da Igreja Messiânica, é o maior parque privado religioso e ecológico do continente, com mais de 300 mil metros quadrados.

Endereço: Estrada do Jaceguai, 6567 - Jardim Casa Grande;
Tel.: (11) 5970-1000

Templo da Transparência Sublime

O espaço reúne um templo e uma escola de artes taoísta. Com isso, a sede da Sociedade Taoísta do Brasil, situada na zona sul do Rio de Janeiro, transformou-se no grande pólo de irradiação dos conhecimentos do Tao para outros estados. Lá é possível meditar, aprender sobre teologia, Feng Shui, Tai Chi Chuan e astrologia chinesa.

Endereço: Rua Cosme Velho, 355 - Cosme Velho - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2285-1937

Templo Hare Krishna

Religião hinduísta formada em 1966, tem como princípio básico alcançar a iluminação espiritual através do mantra Hare Krishna, que quer dizer "a energia de Deus". Neste tipo de templo, os devotos diariamente ministram aulas, cantam e oferecem instrução individual sobre a religião. Uma vez por semana, os centros promovem um festival com refeição vegetarianas.

Endereço: Rua Elis Regina, 15 - Franco da Rocha - SP
Tel.: (11) 4444-0782



Spas

Seja para entrar em forma ou apenas relaxar em uma massagem terapêutica, muitas pessoas recorrem aos spas. Na maioria das vezes, esse nome é dado a uma estância hidromineral ou a um hotel, que dispõe de um tratamento integrado de beleza e saúde. Veja alguns deles e descubra o que se encaixa melhor no seu perfil.


Nirvana

O espaço se apropriou do termo budista Nirvana - ponto máximo da meditação - para proporcionar uma variedade de atividades corporais, como ioga, tai chi chuan, pilates, bioginástica e alongamento. Para isso, conta com saunas, restaurante orgânico, solarium e lounge. Também fornece diversas opções de massagens e tratamentos holísticos, programas de orientação alimentar, acupuntura e fisioterapia.

Endereço: Praça Santos Dumont, 31 parte Jóquei Clube - Gávea - Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2187-0100


Kyron Spa

Tratamentos de beleza e relaxamento sem precisar sair da metrópole. Esse é o maior diferencial do Kyron. Listado na categoria de spa urbano, o centro está localizado no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e apresenta quartos para pernoite, com tratamentos estéticos para o corpo e o rosto. Entre as atividades prestadas, estão massagens linfáticas, limpeza de pele, hidratação, esfoliação e acupuntura.

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232 - Jardins - São Paulo
Telefone: (11) 3095-3000


São Pedro Spa Médico


Recentemente apontado como um dos 10 melhores Spas Médicos do Mundo, o São Pedro Spa, em Sorocaba, tem como objetivo ajudar o cliente a emagrecer, sob orientação de especialistas e profissionais da área, como endocrinologistas, nutricionistas, cirurgiões plásticos, cardiologistas e psicólogos.

Endereço: Av. São Paulo, 3333 - Sorocaba - São Paulo
Tel: (15) 3227 1717


Lapinha Clínica e SPA

Fundada em 1972, a clínica oferece uma alternativa moderna de promoção da saúde, baseada nos princípios da Medicina Naturista, que considera a saúde integral do ser humano. A equipe do local desenvolve diversos programas de defesa, autoregeneração, controle de estresse, reeducação alimentar, tratamento estético e fitness.

Endereço: Estrada da Lapa - km 16 - Lapa - Paraná
Tel: 0800 643 1090/ (41) 3622 1044




Confira outros endereços de spas e templos de meditação no Brasil.



Atualizado em 6 Set 2011.