Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Mercadorias e culturas

Cada grande cidade possui um mercado que já fez ou fez história pela sua tradição e pelos produtos que vende.

Foto: Divulgação


Todas as grandes cidades têm lugares comuns. O caos, o tráfego, a diversidade, a profusão de culturas, arranha-céus. Descobri, viajando, que talvez o mais interessante destes lugares comuns sejam os Mercados Municipais.

Experimente passar uma tarde pelo Mercadão, como é popularmente conhecido este grande centro de alimentos, bebidas, acessórios, pessoas, histórias. Os Mercados geralmente têm seu prato típico: em São Paulo, o famoso sanduíche de mortadela e o delicioso pastel de bacalhau; em Belo Horizonte a inusitada combinação de fígado com jiló; no Ver o Peso, em Belém, seus Tucupis e Tacacás, e assim por diante. Além disso, a arquitetura por si só já vale a visita. São prédios de estruturas antigas com particularidades arquitetônicas indescritíveis.

É uma aventura sinestésica. Os aromas que vêm de alimentos, flores, colônias, ervas, fórmulas secretas, somado aos sabores das especialidades da região que são degustadas pouco a pouco entre os corredores, à falação infinita de comerciantes e visitantes que se tornam um uníssono quase musical, às cores e formas das mercadorias expostas e ao calor e o toque constante dos vendedores como forma de aproximar seus clientes, na mais pura brasilidade.

Conhecer estes vendedores, que entre produtos e pechinchas, conquistam por sua simpatia e criatividade, também é uma parte cativante do passeio. São histórias de vida interessantes que fazem parte daquele ambiente, e aquele ambiente é parte de muitas delas. Além disso, é possível encontrar produtos típicos da região por um preço mais acessível, ou pelo menos passíveis de uma deliciosa negociação.

Mercado Municipal é a síntese bem feita de muitas das tradições e dos valores de determinado povo. É parte insubstituível de qualquer roteiro cultural de qualidade. Visitar Mercados Municipais é uma experiência única.

Quem é o colunista: Victor Gouvêa.

O que faz: Turismólogo-Blogueiro.

Pecado Gastronômico: Bolos, tortas e afins!

Melhor lugar do mundo: Montmatre.

Fale com ele: victtorgs @hotmail.com ou acesse seu blog.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens