Guia da Semana

Foto: Divulgação


Todas as grandes cidades têm lugares comuns. O caos, o tráfego, a diversidade, a profusão de culturas, arranha-céus. Descobri, viajando, que talvez o mais interessante destes lugares comuns sejam os Mercados Municipais.

Experimente passar uma tarde pelo Mercadão, como é popularmente conhecido este grande centro de alimentos, bebidas, acessórios, pessoas, histórias. Os Mercados geralmente têm seu prato típico: em São Paulo, o famoso sanduíche de mortadela e o delicioso pastel de bacalhau; em Belo Horizonte a inusitada combinação de fígado com jiló; no Ver o Peso, em Belém, seus Tucupis e Tacacás, e assim por diante. Além disso, a arquitetura por si só já vale a visita. São prédios de estruturas antigas com particularidades arquitetônicas indescritíveis.

É uma aventura sinestésica. Os aromas que vêm de alimentos, flores, colônias, ervas, fórmulas secretas, somado aos sabores das especialidades da região que são degustadas pouco a pouco entre os corredores, à falação infinita de comerciantes e visitantes que se tornam um uníssono quase musical, às cores e formas das mercadorias expostas e ao calor e o toque constante dos vendedores como forma de aproximar seus clientes, na mais pura brasilidade.

Conhecer estes vendedores, que entre produtos e pechinchas, conquistam por sua simpatia e criatividade, também é uma parte cativante do passeio. São histórias de vida interessantes que fazem parte daquele ambiente, e aquele ambiente é parte de muitas delas. Além disso, é possível encontrar produtos típicos da região por um preço mais acessível, ou pelo menos passíveis de uma deliciosa negociação.

Mercado Municipal é a síntese bem feita de muitas das tradições e dos valores de determinado povo. É parte insubstituível de qualquer roteiro cultural de qualidade. Visitar Mercados Municipais é uma experiência única.

Quem é o colunista: Victor Gouvêa.

O que faz: Turismólogo-Blogueiro.

Pecado Gastronômico: Bolos, tortas e afins!

Melhor lugar do mundo: Montmatre.

Fale com ele: victtorgs @hotmail.com ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.