Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Metrô disponibilizará bicicletas em oito estações

Publicação: quarta, 3 de setembro de 2008.

O Metrô de São Paulo concluirá a primeira fase do programa que incentiva o uso de bicicletas até o fim de setembro. O projeto prevê a instalação de sete novos bicicletários, oito pára-ciclos (estruturas para acorrentar bicicletas), além do serviço de empréstimo de bicicleta.

O objetivo do programa é estimular a utilização das bikes em pequenos trajetos para melhorar o trânsito, com ajuda ao meio ambiente e aumentando a qualidade de vida. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher cadastro, assinar um Termo de Responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.

O usuário receberá bicicleta, capacete e cadeado, podendo devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema até às 20h do dia da retirada. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$ 2,00 por hora e diária de R$ 50,00. Inicialmente, serão 80 bicicletas, distribuídas em oito bicicletários.

Além do empréstimo de bike, essa fase do programa contará com oito bicicletários, que juntos oferecerão 350 vagas: Vila Guilhermina-Esperança (em funcionamento desde 2007), Corinthians-Itaquera, Carrão, Vila Mariana, Paraíso e Sé, Anhangabaú e Marechal Deodoro. Os pára-ciclos serão instalados em oito estações, com 20 vagas por unidade: Jabaquara, Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas.

O uso dos bicicletários e dos pára-ciclos é gratuito e a operação dos dois serviços é de responsabilidade do Instituto Parada Vital, que conta com o apoio da Companhia Porto Seguro. Para usá-los, é necessário cadastrar-se apresentando um documento com foto. Já os usuários dos pára-ciclos deverão levar cadeado e corrente próprios para imobilizarem a bike.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

8 cidades próximas a São Paulo para passar o Natal 2019

Viagens

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens