Guia da Semana

Foto: Getty Images


Há milênios, profissionais da saúde de todo o mundo dedicam-se a estudar causas e tratamentos para os mais diferentes tipos de dor. De acordo com a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (Sbed), admite-se a predominância de dores crônicas - aquelas que persistem por mais de três meses -, em aproximadamente 30% da população de um país.

Não importa se o problema está na cabeça, nos músculos, no sistema imunológico, com crianças ou adultos, o que vale é parar de se lamentar, buscar o melhor método para acabar com o sofrimento e parar de ficar em casa fazendo-se de vítima da dor. Além disso, focar a atenção em outra atividade já está mais do que provado que faz qualquer problema - seja de saúde ou psicológico - parecer muito menor depois de pouquíssimo tempo.

É por isso que o Guia da Semana te convida a trocar a dor pela diversão, trazendo dicas de atividades para fazer em família, com amigos ou sozinho e aproveitar seus momentos de descanso e lazer. Confira!

Feitos à mão
Que tal conferir os mais diferentes produtos artesanais e, de quebra, conhecer um pouco da cultura de determinada região do país? Isso só visitar uma das muitas feiras de artesanato espalhadas pelo país.

Quidam
O Cirque Du Soleil volta ao Brasil com a nova turnê, prometendo um espetáculo com muito mais teatralidade. A temporada, de um ano, fará 330 apresentações e espera um público de 800 mil pessoas.

Teatro Drive-Thru
Gosta de teatro mas não tem tempo nem dinheiro para ver uma grande peça? Pois saiba que por R$ 1,99, você pode curtir uma cena de três ou quatro minutos numa cabine no centro de São Paulo.

De bem com a natureza
Quer curtir um passeio diferente, mas se arrepia só de pensar em como hotéis e pousadas podem ser sinônimo de desperdício? Fique tranquilo. Muitos locais entraram na onda ecologicamente correta.

É festa!
O universo infantil está cada vez mais criativo, principalmente quando o assunto é festa de aniversário. Agrade seu pequeno com uma festa ou um passeio moderno e que seja realmente a cara dele.

Com elas e para elas
A família conseguiu se organizar para viajar? Perfeito. Mas, antes de decidir qualquer detalhe supérfluo, os pais devem ficar atentos a detalhes importantes quando o assunto é viagem com crianças.

Gripe suína e a volta às aulas
As escolas adiaram o retorno às aulas depois que novos casos da gripe A H1N1 foram confirmados no país. Mas, não há motivo para pânico. Medidas simples podem manter seu filho longe da ameaça.

Atualizado em 6 Set 2011.