A imagem de Nossa Senhora nas mãos de um sertanejo... Foto: Jeferson Bernardi |
Muitos acham que ir à missa não é um passeio muito divertido, mas é porque nunca foram a uma Missa Sertaneja! No dia 27 de maio, na Igreja Nossa Senhora de Fátima do Bairro de Sapopemba, foi realizada uma missa temática, onde estavam presente algumas comitivas como: Capiau, Luar do Sertão, Clube da Tupi, Sistema Bruto, Só Copo Cheio, Segura o Tranco e também o Carlos da Star Country. A missa estava lotada e tinha gente de vários lugares, com o próprio Frei Ângelo, que veio lá de Campinas, sem falar dos violeiros e dos integrantes do coral que vieram da Comunidade Santa Lídia da cidade de Mauá.
Quando começou a celebração, o grupo de violeiros e o coral tocaram modas de viola e de fundo conseguíamos ouvir o berrante e os apitos que imitavam passarinhos. As músicas eram conhecidas, mas não cantavam a letra original. As melodias foram adaptadas e os versos falavam de Deus, Jesus, Fé, Paz e Humildade...
Objetos sertanejos Foto: Jeferson Bernardi |
Antes da comunhão, os organizadores chamaram um integrante de cada comitiva para entrar com alguns objetos que simbolizavam o espírito sertanejo. Violão, berrante, chapéu, cesta de alimentos e os cálices da comunhão foram algumas das peças trazidas. Uma pessoa explicou a função de cada objeto e como era utilizado. O altar estava todo enfeitado de "traias" (sela, berrante, feno, roda de carroça, cadeira de madeira, bancos...) e os objetos foram colocados em cada cantinho.
Na comunhão, o padre convidou todos os integrantes das comitivas para ficarem no altar e só saímos depois que todos comungaram. Depois, um casal de cada comitiva foi para a parte de fora da igreja e entregaram uma vela para cada pessoa. Apagaram-se as luzes de novo e cada casal entrou com uma vela acesa na mão. Um integrante da comitiva Luar do Sertão entrou no recinto carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida iluminada e enfeitada com a música Ave Maria ao fundo.
Casal na Missa Foto: Jeferson Bernardi |
Terminada a missa várias pessoas foram agradecer os organizadores, dizendo que nunca tinham presenciado uma coisa tão linda como aquela. Deram parabéns às comitivas e os integrantes da Luar do Sertão e Só Copo Cheio.
Depois de lavar a alma, fizeram uma grande quermesse, onde curtimos, bebemos, comemos e dançamos. Que Deus proteja todos vocês...
Quem é o colunista: Jeferson Bernardi.
O que faz: Estudante de Engenharia Agronômica e integrante da Comitiva Capiau.
Pecado gastronômico: qualquer coisa com muito queijo!
Melhor lugar do Brasil: Floripa.
Fale com ele: [email protected]
Clique aqui e leia o texto Entre panelas e "traias", do colunista Jeferson Bernardi.
Clique aqui e confira uma matéria sobre o Circuito da Queima do Alho
Atualizado em 6 Set 2011.