Guia da Semana

O distrito de Monte Verde, localizado na cidade de Camanducaia, em Minas Gerais, é conhecido por ser um destino charmoso e romântico, sendo considerado point de inverno e baixas temperaturas.

Mas se engana quem pensa que por lá só dá para curtir o frio! Entre as atividades locais você encontra esportes radicais, trilhas, points gastronômicos e muita coisa boa. Confira 7 passeios para aproveitar Monte Verde mesmo fora de temporada:

1. Visitar a fábrica de embutidos Manduca


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

Tá afim de um passeio diferente com direito a muita carne de porco? Na Manduca Embutidos Artesanais você encontra linguiça calabresa de todos os tipos (defumada, fresca, curada e entre outras), joelho de porco defumado sem osso, presuntos e até mesmo hambúrgueres de carne suína. Tudo é feito 100% artesanalmente, sem adição de corantes, de conservantes ou de outras proteínas que não sejam do porco. Além disso, no mesmo local existe uma loja na qual o turista pode comprar essas delícias pra levar para casa. Para conhecer o local, basta realizar um agendamento – é gratuito!

Manduca Embutidos Artesanais

Endereço: Rua do Selado, 600 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1796


2. Degustar rótulos artesanais no Arsenal da Cerveja


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

O Arsenal da Cerveja, localizado dentro do complexo da Galeria Suíça, oferece mais de 300 rótulos aos visitantes! Por lá, ainda é possível participar de uma degustação de três cervejas artesanais com o sommelier beer da casa, chamado Rafael. A dica para os cervejeiros é provar os sabores mais diferentões, que vão do café à melancia. Para combinar com a temporada do calor da cidade, nada como uma cerveja gelada, né?

Arsenal da Cerveja

Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça, loja 4) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1697


3. Aventurar-se pelas diversas trilhas do Parque Ecológico Verner Grinberg


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

As cinco trilhas mais frequentadas da região de Monte Verde (Pedra Redonda, Pedra Partida, Chapéu do Bispo, Platô e Pico do Selado) fazem parte do Parque Ecológico Verner Grinberg. O acesso ao parque é gratuito e as trilhas são autoguiadas, não sendo necessário o acompanhamento de guias. O passeio é ideal para casais e famílias que querem fazer algo diferente e aproveitar a temporada do calor. Saiba mais sobre as trilhas mais famosas de Monte Verde aqui.


4. Praticar esportes radicais como tirolesa e quadriciclo na Fazenda Radical


Shutterstock

A Fazenda Radical, localizada no Pico do Selado, é o lugar para quem quer praticar esportes radicais em Monte Verde! O local oferece passeio de quadriciclo, tirolesa, arvorismo, escalada, slackline, arco e flecha e falcoaria aos turistas que querem sair da zona de conforto. Os pacotes vão de 20 a 80 reais, e ainda é possível montar combos para baratear o preço e praticar até quatro atividades num pacote só.

Fazenda Radical

Endereço: Rodovia Agostinho Patrus, Km 5, s/n - Monte Verde
Telefone: (35) 98817-2645


5. Conhecer a Edelweiss, produção de geleias artesanais


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

A Edelweiss nasceu como o hobby de um doutor em Química Nuclear que, depois de trabalhar por dez anos na ONU e ser professor em faculdades de São Paulo, decidiu se aposentar e fabricar geleias artesanais. Edmundo Garcia Agudo, espanhol naturalizado brasileiro, prova uma amostra de cada uma das geleias produzidas, certificando-se de que o padrão de qualidade mantenha-se o mesmo. Além dos diversos sabores, como de morango (carro-chefe da casa, com pedaços da fruta), pimenta, laranja, physalis e até mesmo açaí, atualmente a fábrica também produz doce de corte e licores. Na loja, localizada na avenida principal da cidade, é possível degustar gratuitamente de todas as geleias para tomar a sua decisão.

Edelweiss

Endereço: Avenida Monte Verde, 858 (Galeria Suíça) - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-1513


6. Aproveitar as baixas temperaturas noturnas nos rodízios de fondue


Shutterstock | Luísa Celiberto/Portal ObaOba

Mesmo fora da temporada de frio, Monte Verde é conhecido por suas baixas temperaturas durante a noite! Afinal, estamos falando de uma região com clima montanhoso, alojada em meio à Serra da Mantiqueira. Se você não perde a oportunidade de aproveitar um bom rodízio de fondue, sorte sua, pois a cidade oferece diversas opções desta iguaria! No Villa Amarela, por exemplo, o rodízio de fondue inclui rechaud com filé mignon, frango, truta, além de fondue de queijo e chocolate. Já no restaurante Alpiminas você também pode saborear a fondue de carne bovina, carne de javali, frango, queijo e chocolate, além de contar com self-service de sopas e frios.

Villa Amarela

Endereço: Avenida da Fazenda, 10 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2460

Alpiminas

Endereço: Avenida Monte Verde, 945 - Monte Verde


7. Visitar a fábrica de chocolates Gressoney


Luísa Celiberto/Portal ObaOba

A Gressoney é a primeira fábrica de chocolates de Monte Verde! Fundada em 1978, a confeitaria artesanal oferece diversas variações de doces e chocolates, com receitas exclusivas e tradicionais. Os turistas encontram duas unidades por lá: uma loja na Galeria Vila Europa (Rua Rolinha, 33, loja 1) e a fábrica (Avenida Monte Verde, 636), que também funciona como loja e oferece aos visitantes a possibilidade de acompanhar de pertinho o processo de produção dos chocolates. A Prímula (doce que se assemelha a um alfajor, recheado de doce de leite) e a famosa Sopa de Morango (morango batido, sorvete de creme e calda de chocolate) são as receitas mais tradicionais e pedidas da casa!

Gressoney Chocolates

Endereço: Avenida Monte Verde, 636 - Monte Verde
Telefone: (35) 3438-2883

A jornalista Luísa Celiberto foi a Monte Verde à convite da Companhia Melhoramentos e da A4 & Holofote Comunicação para produzir esta matéria.

9 destinos românticos próximos a São Paulo para curtir o frio a dois

Destinos montanhosos, pousadas com lareira, fondue e muito vinho - tudo o que você precisa para curtir o frio em casal!

Viaje sem gastar muito: 9 lugares próximos a SP para acampar com os amigos

Acampar : menos custos e mais experiências gratificantes!

11 piscinas naturais próximas a São Paulo para conhecer neste verão

Que tal aproveitar a estação mais quente do ano para conhecer estes paraísos da natureza?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 4 Jun 2018.