Guia da Semana

Entrada do Mercado del Puerto

Ao sul do Uruguai, no alto de uma colina às margens do Rio da Prata, o sexto monte a oeste, ou Monte VI de O, é a capital, a mais ao sul das capitais americanas. A região metropolitana de Montevidéu concentra cerca da metade de toda a população do país, o que dá pouco mais de 1,5 milhão de pessoas, sendo um em cada cinco, idosos. Tranqüila e muito barata, a cidade recebe em torno de 500 mil turistas por ano, na maioria brasileiros, argentinos, paraguaios e chilenos.

Vista da Plaza Independencia através
da Puerta de la Ciudadela
Pequena, Montevidéu concentra a maior parte de seus pontos turísticos próximos ao centro. Assim, os visitantes que se hospedam na região, que dista 24 quilômetros do aeroporto, podem curtir a maioria das atrações a pé ou em pequenos trajetos de taxi, que custam bem menos que no Brasil. No centro se localiza a Plaza Independencia, onde se encontra um dos maiores símbolos uruguaios, o Palacio Salvo, que durante décadas foi o prédio mais alto da América do Sul. Nela está também o famoso Teatro Solis, em que há grandes apresentações de música erudita.

A praça é o limite para outro tradicional bairro de Montevidéu, a Ciudad Vieja, onde se concentram galerias de arte e uma ampla zona comercial. Para quem estiver por lá e quiser provar do melhor da culinária uruguaia, uma boa idéia é provar uma Parrillada, o churrasco típico do país, em um dos diversos restaurantes que se encontram no Mercado del Puerto. O local, que foi construído há mais de 140 anos para servir de estação de trem, se transformou em um grande pólo gastronômico. Uma das opções é o Roldós, com mais de 100 anos e que foi escolhido como um dos cem melhores restaurantes do mundo pela revista Newsweek.

O principal cartão-postal é o Palacio Salvo
Ainda na Ciudad Vieja, os visitantes podem contar com uma imensa variedade de atrações, como músicos, artistas de rua, artesanatos, entre outros. Lá é um dos pontos em que se pode adquirir os diversos artigos de couro e lã, artesanal, além da grande quantidade de antiguidades que o comércio oferece, com a vantagem dos preços bastante em conta em comparação com os praticados por aqui. Para o fim da tarde, uma opção próxima ao mercado é o Café Brasileiro, o mais antigo da cidade, que se localiza na calle Ituzaingó.

Feira semanal da Tristán Narvaja
Montevidéu oferece também inúmeras feiras de rua, como a de Tristán Narvaja, que acontece todo domingo na rua de mesmo nome, em Cordón, e que promete grandes surpresas tanto para os visitantes como para os próprios moradores. Como lá se encontra de tudo, todos os que lá passam tem histórias para contar de algum objeto inusitado. Além disso, encontram-se artesanatos, feitos com pedras típicas. Mais distante do centro, há também outras feiras tradicionais, como a do Parque Rodó, também aos domingos, e a da Villa Biarritz, às terças e sábados.

A vida cultural da cidade também é bastante rica, com diversos museus que exibem desde obras de grandes artistas nacionais, caso de Juan Manuel Blanes, Joaquín Torres García e Pedro Figari, e de jovens realizadores. As obras clássicas e as atuais podem ser vistas em harmonia no Museo Nacional de Artes Visuales, no parque Rodó. Outro que abriga a variedade é a Fundación de Arte Contemporáneo, na Ciudad Vieja. Sempre sem pressa, ao ritmo do lugar, o turista que vai a Montevidéu acaba transportado a um outro tempo.

Museu Juan Manuel Blanes

Dicas:
Idioma: Espanhol
Moeda: Peso uruguaio
Comida típica: Parrillada
Fuso horário: UTC -3 (Horário de Brasília)
Clima: Temperaturas que variam em média de 10ºC, no inverno, a 25ºC, no verão. Não há temporada de chuvas e ocorrem pequenas precipitações durante todo o ano.
Transporte: Recomendado andar a pé ou de taxi
Documentação: Não é necessário visto.
Quem estiver na cidade e precisar, pode entrar em contato com o consulado brasileiro (Calle Convencion, 1343 - Piso 6).


Como chegar:
As agências de turismo Decolar e Stella Barros oferecem pacotes de viagem para Montevidéu. Quem quiser ir por conta própria pode chegar no Aeroporto Internacional de Carrasco pelas companhias Gol ou Pluna. Para reservar hotéis, a dica é o site Hoteles Montevideo ou Al Uruguay.


Fotos: Ministerio de Turismo del Uruguay

Atualizado em 6 Set 2011.